O diretor e roteirista de cinema brasileiro, Kleber Mendonça Filho, esteve em Fortaleza para a pré-estreia do seu mais novo filme, Retratos Fantasmas, obra que pode representar o Brasil no Oscar 2024. “Nós temos uma visão técnica de que, nesse ano de 2023, Retratos Fantasmas é o filme brasileiro, nesse momento, de maior visibilidade internacional. A partir daí, a gente fez a inscrição e a decisão agora é da Academia Brasileira de Cinema”, comentou.
O pernambucano revelou ao comunicador Léo Paiva, host do podcast Os Nordestinos pelo Mundo, que existe a possibilidade de estrear Bacurau 2 nas telonas, mas que para isso “ainda precisa reunir ideias suficientes para render um filme bom, forte e bonito como o primeiro”. A intenção, segundo o diretor, não é fazer um remake, mas trazer uma nova história tão impactante quanto a primeira.
Ainda sobre novos projetos, Mendonça Filho falou que Wagner Moura pode ser um personagem em seu próximo filme, em 2024. “Existe um roteiro de um filme chamado ‘O agente Secreto’, que eu terminei há um ano. É um roteiro longo, e a gente vem conversando sobre o filme há alguns anos. A ideia é filmar em 2024, em Recife. O filme se passa em 1977”, disse.
Retratos Fantasmas
Retratos Fantasmas marca o quinto filme completo do renomado diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho. Este lançamento assinala seu reingresso ao Festival de Cannes, onde seus filmes anteriores – O Som ao Redor (2013), Aquarius (2016) e Bacurau (2019) – também foram exibidos. O último destes filmes conquistou o Prêmio do Júri em 2019.
Com um período de elaboração estendido ao longo de sete anos, Retratos Fantasmas explora a rápida densificação dos núcleos urbanos imensos, concentrando-se de forma mais particular na cidade do Recife. A obra é construída sob a ótica de Kleber Mendonça Filho, utilizando a janela do apartamento que ocupou por uma grande parte de sua vida e que serviu de cenário para diversas de suas criações cinematográficas.
A conversa completa com Kleber Mendonça Filho no podcast Os Nordestinos pelo Mundo já pode ser conferida no canal do Youtube e Spotify. Clique aqui para assistir.
Sobre “Os Nordestinos pelo Mundo”
O podcast “Os Nordestinos pelo Mundo”, apresentado por Léo Paiva, é dedicado a compartilhar histórias inspiradoras de personalidades do Nordeste em diversos segmentos, como música, comportamento, empreendedorismo, esporte, saúde, gastronomia e muito mais. O programa busca valorizar a cultura nordestina e promover a diversidade e o talento da região.