O cenário do setor de bares e restaurantes tem preocupado empresários em todo o Brasil. De acordo com pesquisa recente divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 31% das empresas no Brasil operaram no vermelho em fevereiro – pior índice desde março do ano passado. Além disso, outros 38% dos estabelecimentos trabalharam em equilíbrio e 31% tiveram lucro, o que representa uma queda de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
No Ceará a realidade não é diferente. Com dificuldades relacionadas à queda no volume de vendas, redução no número de clientes e dívidas com impostos, taxas e encargos, o setor no estado teve um desempenho negativo com metade das empresas registrando prejuízo em fevereiro, um crescimento de trinta pontos percentuais em relação a janeiro. Os números divulgados também apontam que 28% das empresas tiveram lucro e 22% operaram em estabilidade.
Seguindo na contramão dos resultados negativos, o Grupo Azilados fechou o primeiro trimestre com um incremento de sete pontos percentuais na lucratividade, saindo da casa de um para dois dígitos, registrando também crescimento de 18,35% no faturamento durante os primeiros três meses do ano. Além disso, os resultados de março representam um marco para a empresa, tendo sido superiores aos de janeiro, mês historicamente melhor para as vendas. Para Jorge Lima, estrategista do Azilados, a gestão atrelada ao investimento constante em tecnologia, inovação e compromisso com a experiência dos clientes tem sido o diferencial para o avanço mesmo em meio ao cenário adverso.
“O setor de bares e restaurantes enfrenta dificuldades historicamente, sendo um grande desafio a manutenção de empresas lucrativas neste segmento. Sabemos que a situação se agravou ainda mais nos últimos anos, sobretudo pelo endividamento e a inflação. Mas a nossa principal conquista do trimestre é o aumento da lucratividade do negócio, fruto de uma gestão financeira bastante estruturada, fortes estratégias para redução de custos e muito investimento na gestão e capacitação das nossas lideranças. Dessa forma, temos vencido as batalhas neste cenário cruel, mantendo o foco e trabalho na nossa expansão”, pontua.
Com cinco unidades no segmento de sanduíches, o Azilados incorporou nos primeiros meses do ano uma nova marca ao portfólio, a Em Nome da Pizza, passando a ser Grupo Azilados. O lançamento da Em Nome da Pizza faz parte do plano de expansão da marca, que tem operado com o modelo de dark kitchen e prepara para novos lançamentos em 2024.