A Associação Tapera das Artes, que possibilita a inclusão de crianças e jovens em ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento artístico no município de Aquiraz, ganhou um reforço no seu time de Comunicação e Marketing. O comunicador Aled Parry e a agência de publicidade Advance chegam para unir forças com a fundadora, Ritelza Cabral, o presidente Magno Miranda, a coordenadora de comunicação Gigi Borges e a agência de comunicação AD2M, responsável pela assessoria de imprensa.
Com a parceria entre a AD2M e a Advance, um novo momento surge para a comunicação da Tapera das Artes, voltado para a prática de novas ideias e construção de imagem. A publicidade e o marketing ficarão a cargo da agência Advance, que chega em 2022 para somar junto à AD2M Comunicação, parceira antiga da Tapera das Artes em diversos projetos e que agora será responsável pelo relacionamento com a mídia e assessoria de imprensa da instituição.
Como pontapé inicial, a Tapera das Artes recebeu todas as equipes de comunicação para um momento de confraternização, em fevereiro. Os novos parceiros puderam conhecer as instalações da instituição, e junto aos demais, apreciaram a apresentação do Grupo cênico-musical Catabum, formado por alunos da Tapera.
Aled Parry conta que a Tapera das Artes está cada vez mais reconhecida como uma instituição de referência no ensino da música, sendo que este ano é especial pela celebração de quatro décadas de trabalho. “A instituição irá fazer 40 anos e estamos preparando, junto com a nossa fundadora e entusiasta, Ritelza Cabral, uma grande campanha de marketing e modernização da marca. Pretendemos avançar ainda mais em realizações de eventos de grande impacto cultural, além de movimentar os espaços como o teatro e a cafeteria”, destacou.
Sobre a Tapera das Artes
A música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Associação Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, no município de Aquiraz. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já eram 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais do sítio de Ritelza, enquanto os sons dos pífaros repercutiam, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequenos músicos.
O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e, em 1996, crianças e adolescentes estavam ocupando um espaço na primeira sede da instituição. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência do maestro Ênio Antunes. Outras conquistas vieram em seguida e merecem destaque como: o Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae, e o Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do BNDES; ambos oferecem ações formativas de relevância para a cultura no Estado do Ceará.
O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, litoral leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades, e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com a oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida.