Tainah Fagundes – Da Tribuh | Maíra da Costa – Free Soul Food | | Luiz Antônio – Origens Brasil
Nesta sexta-feira o Mercado Livre, empresa líder na oferta de tecnologia para o e-commerce na América Latina, anunciou o vencedor da etapa brasileira do Programa “Empreender com Impacto”: o Free Soul Food, de São Paulo. Focado em culinária saudável , o negócio gera impacto social por meio da alimentação viva, da contratação de imigrantes e de parcerias com nanoempreendedoras de iniciativas como o Consulado da Mulher.
A Free Soul Food ganhou benefícios para mídia e utilização do ecossistema de soluções do Mercado Livre. E, no próximo mês de novembro, representará o Brasil na etapa latino americana, que acontece na Argentina, concorrendo a um prêmio de US$ 5 mil, ao lado de empreendedores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
Outros dois negócios de impacto que se destacaram ao longo do programa, e que também chegaram a final, foram: Da Tribu, liderado por Tainah Fagundes, que desenvolve joias orgânicas, a partir da sociobiodiversidade da Floresta Amazônica, valorizando ativos e saberes locais e gerando renda para famílias ribeirinhas; e o Selo Origens Brasil, desenvolvido pelo Imaflora, com uma nova forma de fazer negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, garantindo transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e valorização de populações tradicionais e povos indígenas.
“Acredito que o Programa contribuiu principalmente para a consolidação desses empreendimentos como negócios de impacto, fortalecendo uma rede de empreendedores espalhados por toda a América Latina”, disse Laura Motta, responsável pela área de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. A especialista reafirmou a importância do programa e reiterou o compromisso da companhia em impulsionar o ecossistema de empreendedores de impacto de diversas maneiras, como a nova seção de produtos sustentáveis do marketplace.
“Esse foi um processo muito importante. Aproveitamos a oportunidade para fazer uma análise profunda do nosso negócio e nos entender melhor. Foi uma grande novidade nos descobrirmos como empreendedores sociais e compreender que nosso melhor modelo de negócios não é apenas B2C, que era o que acreditávamos.”, afirmou Maíra Costa, sócia-proprietária da Free Soul Food, agradecendo o reconhecimento e otimista sobre o futuro. Para ela, o programa ajudou a afinar o modelo de negócios de forma guiada, apoiada por tutores experientes e com uma grade de aulas pensada de forma sistemática, permitindo que ao final do curso fosse possível criar uma framework mais robusto e também melhorar a estrutura do pitch da empresa.
Sobre o programa
O “Empreender com Impacto” é uma iniciativa do Mercado Livre em parceria com o Programa de aceleração Mayma Humanidade Empreendedora para capacitação online de empreendedores com ideias e negócios capazes de gerar impacto econômico, social e/ou ambiental. O curso é composto por 15 aulas on-line (webinars), acompanhamento de especialistas e uma plataforma de aprendizagem com materiais de apoio para aprofundar o conhecimento. Além disso, os participantes tiveram acesso a mentorias, seminários internacionais relevantes, à comunidade empreendedora latino-americana, além de concorrer a prêmios para impulsionar seus negócios.
O “Empreender com Impacto” busca apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, por meio de uma comunidade que reúne ferramentas, conteúdos e especialistas do ecossistema de impacto da região. Lançado este ano, formou 200 empreendedores capacitados na América Latina.
|
Sobre o Mercado Livre
Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder na oferta de tecnologia para o comércio eletrônico na América Latina e oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Para oferecer a melhor experiência a compradores e vendedores, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Livre Classificados, Mercado Livre Publicidade e Mercado Shops.
O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 247 milhões de usuários e mais de 19 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas. A cada segundo, 10 vendas são realizadas na plataforma. Ao todo, são mais de 150 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em 1.460 categorias e subcategorias de produtos. Vencedor da categoria Site de Compras no “Prêmio Top of Mind da Folha 2018”, o Mercado Livre no Brasil é líder em tráfego entre os sites de varejo com 74 milhões de visitantes únicos/mês, segundo a Similar Web, ferramenta referência para o mercado de tecnologia e inovação.
Sobre o Mayma
Mayma é um programa de desenvolvimento empreendedor com impacto social e ambiental que atua na Argentina há 13 anos, buscando acelerar a transformação para uma economia mais humana. Originalmente chamado Bid Challenge, graças ao impulso da ONG Bid Network, tornou-se “independente” há 7 anos e passou a chamar Mayma (“Todos” em Guarani). Em suas 13 edições, foram mais de 1.000 empreendedores que participaram de diversas atividades de treinamento, orientação, vinculação comercial, vinculação financeira e investimento, gerando uma grande comunidade de empreendedores. Nesta edição de 2019, o Mayma está organizado pela associação civil Contribuir para o desenvolvimento local em parceria com as empresas de impacto Emprediem e Giral e em aliança com vários atores e movimentos que impulsionam uma nova economia. Mais informações: Mayma. Humanidad Emprendedor: mayma.org.ar/
Sobre a Giral
A Giral apoia empresas e organizações não governamentais no planejamento e implementação de iniciativas de geração e compartilhamento de valor. Atuamos em três frentes principais: Inteligência de Recursos; Governança Intersetorial; e Negócios de Impacto. Há mais de 15 anos desenvolvemos estratégias e projetos customizados para cada contexto buscando impacto positivo nos âmbitos social, ambiental, cultural e econômico. |
|