O Hurb – Hotel Urbano disputou a preferência dos internautas com empresas como Netflix, Booking e Uber
Em tempos em que as redes sociais ganham cada dia mais força, mobilizando e impulsionando pessoas e decisões – como mostrou o resultado das últimas eleições presidenciais, em que as apostas foram as redes sociais para superar as “campanhas tradicionais”, grandes empresas e marcas surfam nessa onda e registram números expressivos na web. O Hurb, novo nome do Hotel Urbano, agência online de viagens líder nacional é um desses exemplos de marcas que alcançaram o maior número de interações e menções nas redes.
Esse levantamento é disponibilizado pela empresa global de métricas de redes sociais, a Social Bakers, uma das principais fornecedoras de dados analíticos sobre eficácia da comunicação de marcas na rede social. E esse “título” se torna ainda mais atraente para a empresa quando essa comparação acontece com marcas mundialmente conhecidas, como Airbnb e Booking, sites de reservas de hospedagem, a empresa multinacional americana Uber, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, a provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, Netflix e os bancos Itaú, Santander e Bradesco.
Segundo João Ricardo Mendes, CEO e co – fundador da empresa, publicar conteúdos de relevância, que motivem e inspiem as pessoas, é a receita de sucesso na internet: “Nossa ideia é lançar um olhar para as mídias sociais como se fossem organismos vivos, invés de apenas plataformas de divulgação. Nossas métricas são todas baseadas em engajar o publico através de conteúdo relevante primeiramente para os usuários, e só posteriormente pensamos nas nossas métricas como empresa. Nosso alcance orgânico é alto porque o algoritmo do Facebook vai sempre considerar o engajamento das pessoas com a página. Esse alcance se traduz em um melhor resultado nos canais de performance, mas sobretudo em um aumento do tráfego direto a longo prazo”, conclui João.
O estudo elenca uma série de dados e métricas nas quais são possíveis medir o comportamento dos usuários com as marcas e, dessa forma, mais assertivamente em definir a experiência dos usuários. Dados como os post’s mais engajados ou envolventes, quantidades de interações nos post’s – média mensal e anual -, quantidade de interações a cada 1000 fãs, fazem parte do estudo promovido pela empresa. O período da pesquisa está compreendido entre os dias 29 de abril a 28 de maio de 2019.
Hurb X Netflix
A Netflix é uma plataforma de streaming de vídeos, mundialmente conhecida e assistida por milhares de pessoas. A empresa inclusive tem diversos cases de sucesso quando o assunto é rede social, com posts divertidos e muitos com relação as suas séries de maior audiência. Em uma comparação com o Hurb , nas interações dos posts, ou seja, quantas vezes cada usuário curtiu, comentou e ou compartilhou uma publicação, a agência online de viagens registra 287 mil interações, um pouco mais do que o dobro da Netflix, com 170 mil.
Hurb X Uber
Mobilidade é essencial, e a empresa Uber é uma plataforma que conecta usuários a motoristas parceiros, uma excelente opção de mobilidade a preços acessíveis que funciona em uma plataforma prática. Mas parece que a interação com seus usuários nas redes não é muito significativa. Na média de interações diárias em publicações nas páginas das redes sociais, a empresa registra a marca de 1,8 mil usuários. A agência de viagens dá literalmente um “banho” na empresa americana, com 130 mil interações por dia, mostrando que o Brasil dá aula quando o assunto é marketing digital.
Hurb X Booking
Nada mais estimulante e incentivador do que belas fotos de destinos turísticos dos seus sonhos, não é mesmo? Uma bela praia, cachoeiras em meio a uma natureza exuberante, casais apaixonados à beira mar. Mas para envolver os seus viajantes, não bastam apenas belas imagens. Uma publicação, para chamar a atenção e gerar engajamento, tem que ter um algo a mais. Segundo o estudo, em termos de distribuição de interações, a empresa brasileira mostra que o posto de marca mais engajada das redes sociais não é à toa. O Hurb registra 2,8 milhões de reações nos seus post, enquanto a empresa Holandesa fica na marca dos 3,4 mil curtidas.
Na parte dos comentários, enquanto o Booking contabiliza o número de 2,7 mil, o Hurb avança algumas casas, e marca 517 mil comentários nas suas publicações. E como aquilo que agrada, merece ser compartilhado, os usuários da agência online do Brasil compartilharam 617 mil vezes os conteúdos publicados pelo Hurb, deixando a ver navios, o Booking, com apenas 188 compartilhamentos.
Números mostram sucesso nas redes
O Hurb é referência quando o assunto é redes sociais. A agência online de viagens possui a maior página em todo o mundo de uma marca no segmento de viagens no Facebook , com mais de 12,5 milhões de seguidores. E mais: Mensalmente o Hurb alcança mais de 100 milhões de pessoas de forma orgânica dentro do Facebook, a maior rede social do mundo, com 2 bilhões de usuários.
A empresa garantiu, em 2014, o prêmio Skifties como “Melhor empresa jovem de turismo em Mídias Sociais”. O evento premiou as empresas do segmento de turismo pela excelência no uso das redes sociais, a relevância do conteúdo publicado, como o mesmo engaja a comunidade e de que forma a presença das marcas nas redes inspira e converte seguidores a clientes.
Em janeiro de 2019, o Hurb ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram. Em comemoração a marca, a agência de viagens inovou e pela primeira vez uma startup realizou uma LIVE compartilhada com os seus milhares de seguidores. E em se tratando de pioneirismo, a empresa já inovou com diversas transmissões ao vivo nas redes sociais. Em dezembro, o Hurb transmitiu ao vivo diversas festas de Réveillon ao redor do mundo, como Honolulu, no Havaí, Rio de Janeiro, no Brasil, e Lisboa, em Portugal. Em outro caso, transmitiu também ao vivo trechos dos shows do Viva Mais Música, projeto em parceria da empresa com a Som Livre.
O Hurb, agência online de viagens líder nacional, oferece diariamente mais de 400 mil opções de hotéis e pousadas espalhados por todo o mundo, sendo mais de 8 mil apenas no Brasil. Além disso, registra mais de 6 mil reservas ao dia, em 6.500 destinos mundo afora.
SOBRE O HURB
Sempre tendo por princípio oferecer a melhor experiência não apenas de compra online, mas de viagem, aos seus clientes, o Hurb nasceu em janeiro de 2011. Com a missão de inspirar e transformar vidas por meio de viagens, a agência online de viagens já gerou milhares de empregos diretos e indiretos, fomentou novos destinos e auxiliou no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores. Durante os últimos anos, o Hurb vendeu milhões de diárias para viajantes de todo o Brasil. Nos próximos anos, planeja vender algumas dezenas de milhões de diárias para viajantes não apenas brasileiros.