O mês de dezembro, como de costume, foi marcado pela desaceleração da indústria da construção, porém de maneira menos intensa do que o apresentado nos anos anteriores. O nível de atividade e o número de empregados apresentaram o melhor resultado para o mês de dezembro desde 2014.
As expectativas dos empresários do setor para o primeiro semestre do ano mantêm-se otimistas pelo segundo mês consecutivo. De fato, as perspectivas positivas atingem todos os indicadores, ou seja, os empresários esperam melhorias para o nível de atividade, novos empreendimentos e serviços, compras de insumo e matérias-primas e número de empregados. Por fim, as expectativas para investimentos em máquinas, tecnologia e inovação atingiram o melhor resultado para janeiro, mês de coleta da pesquisa, desde 2015.
Essas foram as principais conclusões da pesquisa Sondagem Industrial da Construção realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.
- postado por Oswaldo Scaliotti