A representatividade cearense na maior feira de fruticultura do mundo, a Fruit Logistica, vem gerando bons negócios. É o que afirma o presidente interino e diretor de agronegócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Sílvio Carlos Ribeiro. O evento acontece entre os dias 8 e 10 de fevereiro, em Berlim.
“A feira está bastante movimentada e o Ceará com ótimo desempenho. Da iniciativa privada, no pavilhão do Brasil, os estandes mais movimentados foram da Agrícola Famosa e da Itaueira, duas empresas que cresceram e possuem as bases fincadas no território cearense”, afirma Sílvio.
Além da Adece, a Cearáportos também está presente no evento representando o Governo do Estado por meio do Porto do Pecém. Com um estande de 16 metros, a companhia participa pela primeira vez da feira.
Para a diretora comercial da Cearáportos, Rebeca Oliveira, sendo o Porto do Pecém o número um de saída de cargas frescas para a Europa e a Fruit Logistica a maior feira do segmento do mundo, a presença do Porto do Pecém no evento é indispensável. “Eu sempre vinha como espectadora, falava com produtores e linhas de navegação. No entanto, dessa vez, achamos importante marcar presença pelo investimento que fizemos no Porto, como berços novos para carga de container, equipamentos e ponte. É muito sensato que estejamos aqui dando apoio aos produtores, negociando com as linhas de navegação para a próxima safra que começa em agosto. Estamos muito satisfeitos e os produtores também com nosso apoio”, comenta.
Aproximadamente 200 brasileiros compõem a delegação do país na feira. Ao todo, 20 estandes do Brasil expõem frutas no evento. Dentre as empresas cearenses, destaque para a Agrícola Famosa como a maior exportadora de melão individual do mundo.
“O Ceará tem um grande potencial para a produção e exportação de frutas e não pode deixar de estar presente nessa feira tão importante. É uma oportunidade para apresentar nosso Estado e conhecer as experiências de outros países”, completa Sílvio.
Exportações cearenses
O Ceará exportou US$ 99,3 milhões em frutas no ano passado, conforme estudo realizado pela Adece. Melão, melancia e banana figuram entre as mais comercializadas no exterior. Já o coco, obteve 56,4% de crescimento nas exportações.
* postado por Oswaldo Scaliotti