Perspectivas para a economia; tecnologia aplicada às eleições; produtividade digital como temas fundamentais e de impacto para o presente e o futuro do mercado publicitário; e Lei de Responsabilidade das Estatais: aspectos jurídicos e a publicidade estarão em pauta durante a Reunião Nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), que terá uma edição em Fortaleza no dia 8 de julho, no hotel Gran Marquise. O evento reunirá executivos das principais agências de publicidade associadas à ABAP de todo o Brasil. Haverá quatro palestras para os convidados – Honório Pinheiro, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL); Alexandre Secco, presidente da Medialogue; Sílvio Meira, referência em inovação e empreendedorismo, professor associado ao Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/Rio e fundador do Porto Digital; e Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva. Ao final, um almoço reunirá o setor com empresários de comunicação e anunciantes.
O evento faz parte de uma série de iniciativas da ABAP com o objetivo de estreitar relações em todo o território nacional e acontece trimestralmente. A primeira edição de 2016 foi no Rio De Janeiro e Fortaleza é sede do segundo encontro. O objetivo é proporcionar aos associados a discussão de temas relevantes, tanto no dia-a-dia das agências quanto para a economia regional e nacional. A reunião discutirá ainda a tramitação dos projetos de lei sobre publicidade no Congresso Nacional e os resultados brasileiros em Cannes 2016.
“O momento do país exige que todos os setores repensem suas atividades. Com a publicidade não é diferente. Hoje as marcas e agências precisam estar atentas aos movimentos e anseios da sociedade. Mais do que vender, a publicidade precisa mostrar marcas com posicionamentos e conceitos consistentes”, destaca Orlando Marques, presidente nacional da ABAP.
“Para o Ceará, como mercado estratégico do Nordeste, esse encontro serve de motivador para as agências locais. Também demonstra que a publicidade deve ser encarada como um setor estratégico para as empresas e instituições. Ainda que a economia nacional não esteja aquecida, investir em publicidade permanece sendo um grande negócio”, ressalta Chico Gualbernei, presidente da ABAP Ceará.
A ABAP é atualmente a maior organização do setor de publicidade da América Latina. Suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de mais de 3.200 profissionais e atendendo cerca de 4.100 clientes em todo o Brasil. O mercado publicitário cearense conta com pelo menos 40 agências de médio e grande portes estruturadas e em funcionamento, além de uma ampla gama de pequenas agências que surgiram nos últimos anos.
Programação de Fortaleza
O presidente da Medialogue, Alexandre Secco, tratará sobre “Como a tecnologia pode transformar a eleição em um negócio”. Com as mudanças nas regras das eleições 2016, que incluem teto menor de gastos e menos tempo de campanha em rádio e TV, as redes sociais devem ampliar sua importância antes e durante o período eleitoral.
Renato Meirelles apresentará pesquisa sobre a corrupção na política e na economia no Brasil. Na sequência, o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, abordará as ”Perspectivas do varejo brasileiro diante dos novos rumos da economia”. Em 2015, apesar da crise, os setores de comércio e varejo e o de serviços aumentaram a compra de espaço publicitário, segundo estudo da Kantar Ibope Media. Comércio e varejo foram responsáveis por R$ 25,32 bilhões em investimentos, enquanto o setor de serviços representou um montante de R$ 14,60 bilhões.
Encerrando a manhã de discussões, o professor associado ao Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV/Rio e fundador do Porto Digital, Silvio Meira, tratará do tema “Da ingenuidade para a produtividade digital”. Ele abordará a profunda mudança pela qual a organização do trabalho, os profissionais, as empresas e as cidades devem passar nos próximos anos.
Reunião Nacional da ABAP em Fortaleza
Data: 08 de julho (sexta-feira)
Horário: das 8 horas às 13 horas
Local: Salão Capitólio – Hotel Gran Marquise (Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe)
Participam: Diretoria Executiva Nacional, Conselho Diretor e palestrantes convidados
Agenda
08h30 – Welcome Coffee
09h00 – Abertura
Avisos,Comentários
09h10 – Novo logo da ABAP. Campanha Anticrise.
– Cannes 2016. Registro.
- Orlando Marques,Presidente Nacional.
09h25 – The Global Goals.
Os Cinco maiores grupos de comunicação do
do mundo assumem compromisso com a ONU
sobre desenvolvimento sustentável.
- Marcelo Diniz,Assessor Estudos e Pesquisas.
09h45 – Projetos de Lei sobre publicidade em tramitação
no Congresso Nacional.
- Alberto Cavalcanti,Assessor Parlamentar.
10h05 – A Lei de Responsabilidade das Estatais e a Publicidade.
– Status da ação ABA x CENP, no CADE.
* Dr. Paulo Gomes, Consultor Jurídico.
10h25 – “Como a tecnologia pode transformar a eleição
em um negócio”.
- Alexandre Secco,Presidente da Medialogue.
11h05 – Pesquisa “Bolso e cabeça do brasileiro.Existência no fim do túnel?”
- Renato Meireles,Presidente do Instituto Locomotiva.
11h35 – “ Perspectivas do varejo diante dos novos rumos
da economia”.
- Dr. Honório Pinheiro, Presidente da CNDL
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
12h15 – “ Da Ingenuidade para a Pesquisa Digital”
* Cientista Silvio Meira
Fundador do Porto Digital.
12h55 – Encerramento.