Os meses de férias são os mais esperados pela garotada. Quando a brincadeira começa em casa ou perto dela, alguns cuidados básicos em relação à rede elétrica devem ser tomados. É necessário orientar as crianças sobre os riscos de brincar perto da rede elétrica, por exemplo.
É importante também evitar sempre ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada utilizando os “tês” principalmente quando a casa não tem ninguém, pois tal procedimento pode causar sobrecarga e curto-circuito. Opte pelo uso dá régua T com dispositivo liga/desliga e de proteção, pois ajuda há distribuir melhor a carga de energia evitando que fique focada em apenas um ponto. Além disso, alguns sinais podem indicar a ocorrência de um curto, como por exemplo, fique atento a cheiro de queimado em aparelhos elétricos, tomadas aquecidas, interrupção de energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente, lâmpadas que queimam muito rápido, entre outros.
Para um passeio mais tranquilo, vale a pena prestar atenção em alguns detalhes para garantir mais segurança da casa que ficará fechada e economia de energia elétrica. Deve-se apagar todas as luzes e desconectar antenas de televisão, cabos de telefone e provedores de internet. Verifique se a casa tem a existência de um sistema de aterramento, se não tiver é recomendado a instalação do fio terra; não passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas, principalmente com emendas malfeitas para evitar curto circuito e princípio de incêndio; não deixar carregador de celular ligado durante a noite inteira, principalmente não sendo original de fabrica ou de má procedência, podendo causar aquecimento, curto circuito e incêndio na sua residência. Quando falarmos em crianças o cuidado deve ser dobrado, para evitar acidentes é importante instalar tomadas no padrão três pinos ou isolar a de outros padrões com protetores adequados.
Desconectar da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo é de extrema importância, pois, apenas desligar, sem retirar os aparelhos da tomada, pode causar uma sobretensão elétrica provocada pela incidência de raios. A sobretensão provocada pela incidência de raios, mesmo distantes do local, é propagada pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede elétrica da concessionária, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento (stand by). Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel.
Economia
Além de oferecer mais segurança, desconectar os aparelhos das tomadas resulta em economia de energia. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), “o consumo de aparelhos em stand by pode representar até 12% do consumo doméstico de energia, dependendo da quantidade de aparelhos ligados no modo stand by”. Por questão de segurança para aqueles que quiserem deixar uma lâmpada acesa, uma solução é a instalação de lâmpada eficiente com tecnologia a LED, que além de ser uma lâmpada fria apresenta baixo consumo de energia.
O computador deve receber atenção especial dos pais. Apesar de estar preparado para funcionar durante horas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia, já que ele é responsável por 70% do consumo.
E não esqueça: prevenção é a melhor combinação para férias com segurança. Qualquer dúvida ou emergência, entre em contato com a Enel pelo número 0800.285.0196.