O Programa de sustentabilidade “Enel Compartilha Eficiência” sorteia mensalmente geladeiras novas e mais eficientes para a população de municípios cearenses. Os beneficiados têm suas geladeiras velhas trocadas por novas. No mês de abril serão realizadas trocas nos municípios Caucaia, Maranguape e Fortaleza (bairros Canindezinho, Conjunto Ceará, Jardim Violeta, Jardim das Oliveiras).
As geladeiras mais comuns e baratas, especificadas com tipo “B”, “C” e “D”, causam impacto ambiental muito grande, uma vez que, quanto maior for o consumo, maiores serão os danos na natureza. Elas são mais baratas por não terem tecnologia aplicada para otimização da energia, diferente das que são sorteadas pela Enel que têm selo de consumo PROCEL, que é o selo de consumo de energia elétrica mais eficiente.
Para realizar o cadastro no programa, os clientes deverão atender a alguns requisitos básicos, como ter a última conta de energia paga, ser beneficiado pela Tarifa de Energia Residencial Monofásico Baixa Renda, Residencial Rural Monofásico, Residencial Monofásico (consumo mínimo exigido) e possuir em casa uma geladeira velha em uso para realizar a troca.
Apenas em 2018, o programa Enel Compartilha Eficiência entregou 4.550 refrigeradores no Ceará. Nos dez anos do programa, a companhia já substituiu mais de 102 mil equipamentos em todo o Estado.
A iniciativa parte do compromisso público com as Nações Unidas com quatro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Enel Compartilha Eficiência coloca em prática uma iniciativa que colabora com a melhoria da eficiência energética, impulsionando o ODS de número 7, que consiste em assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.