– A ação envolverá 6 equipes da distribuidora e contará com o apoio da Polícia Civil;
– Somente em 2021, foram feitas mais de 268 mil inspeções no Ceará, levando à identificação de 78.784 irregularidades;
Fortaleza, 24 de março de 2022 – Com o apoio da Polícia Civil, a Enel Distribuição Ceará retoma as ações da operação Happy Hour em bairros da capital, que tem o objetivo de combater o furto de energia. Com foco em bares e restaurantes, a operação será feita hoje, 24, e envolverá 6 equipes da distribuidora, que farão inspeções noturnas na busca por irregularidades nos estabelecimentos. O modelo “Happy Hour” foi implantado no fim do ano passado e percorreu diferentes bairros da capital, como Cidade 2000, Benfica e Beira Mar. Além das operações noturnas, a Enel Ceará tem intensificado as investigações de furto de energia com ações especiais em campo e também com análise de dados.
Em 2021, a Enel Ceará realizou mais de 268 mil inspeções em campo em sua área de concessão, sendo Fortaleza e Região Metropolitana responsáveis por cerca de 57% desse total. A partir disso, foram encontradas 78.784 irregularidades em todo o estado.
O trabalho de identificação de casos é feito através de análise de dados internamente e, em campo, por cerca de 158 equipes. Diariamente, técnios da distribuidora analisam informações de consumo de cada cliente e também realizam ações em campo em todo o Ceará para identificar e normalizar casos durante a visita ou posteriormente. A partir dessas ações, 67 pessoas foram presas e outras 261 foram encaminhadas para responderem criminalmente por furto de energia no ano de 2021.
De acordo com Carlos Cavalcante, responsável operacional, “além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada é acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, avalia. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
O consumidor tem papel importante no combate ao furto de energia. Para denunciar, o cliente pode ligar gratuitamente, de qualquer município cearense, para a Central de Relacionamento: 0800 285 0196 (ligação gratuita, 24 horas) ou acessar as redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr/) e Twitter (@enelclientesbr).
Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a companhia realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica e programas para geração de emprego e renda.
Tendo em vista a importância do tema, a Enel Distribuição Ceará tem intensificado a orientação aos seus clientes sobre os riscos e perigos da rede elétrica por meio de campanha publicitária, materiais informativos, divulgação nas contas de luz, sites, entre outras ações. Para mais informações sobre dicas de segurança e o Movimento pela Vida, acesse: www.enel.com.br/pt/movimentopelaseguranca.