A Enel Distribuição Ceará inicia esta semana uma operação de retirada de fiação irregular de telecomunicação dos postes da companhia nos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú e Choró. Só esse ano, já foram retiradas cerca de 26 toneladas, equivalente a 399 mil metros de cabos, em 9.450 ações da companhia no estado.
A distribuidora realiza a fiscalização na fiação de telecomunicações desde 2017 e já realizou 43 mil fiscalizações e 9.450 regularizações, com emissão de mais de 1.200 notificações às empresas responsáveis. Mais de 300 empresas de telecomunicações firmaram contrato de compartilhamento com a Enel para regularização.
O objetivo da ação é regularizar toda a estrutura da fiação dos postes do estado e retirar a fiação e equipamentos que encontram-se irregulares. Em estudo realizado pela companhia em julho de 2017, foi identificado que existiam cerca de 291 mil cabos de telecomunicação e 17 mil postes com irregularidades no Ceará. Atualmente, esse número já chega a aproximadamente 550 mil cabos e mais de 174 mil postes com irregularidades em todo o estado.
Denúncias
Para fazer denúncias sobre uma fiação irregular ou para informar situações de risco por cabos de telecomunicações, o cliente pode entrar em contato como a companhia pelo 0800.285.7887 ou pelo e-mail compartilhamento.brasil@enel.com.