A energia solar registrou mais um recorde nesta quinta-feira, dia 03/2, com geração média de 1.034 MW médios. É a segunda somente neste mês que esta fonte de energia alcança marca inédita. Isso representa 8,7% da demanda do subsistema Nordeste no mesmo dia que a marca foi registrada. Este é o segundo recorde da semana. No dia 1º, terça-feira, a energia solar já tinha chegado a 1.028 MW médios. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Atualmente, esta fonte de energia renovável ocupa a quarta posição na matriz elétrica, com participação de 2,6% no Sistema Interligado Nacional (SIN). Até dezembro de 2026, a meta é alcançar uma fatia de 4,9%. Ou seja, um aumento de 88%. Já a energia dos ventos, mais consolidada no Brasil, representa 11,8% da matriz elétrica brasileira e deverá chegar a 13,7%, para o mesmo período.
Acompanhe também as notícias do Operador no Linkedin, no Instagram ou nos canais de podcast no Spotify ou no Deezer.
Sobre o ONS:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), além do planejamento da operação dos sistemas isolados do país. Sob o comando do ONS estão 161 hidrelétricas em 22 bacias hidrográficas, de múltiplos proprietários, que deverão totalizar quase 110GW no SIN até 2025. Atualmente, a matriz elétrica brasileira é considerada um exemplo mundial de sustentabilidade, visto que mais de 82% da energia elétrica produzida vem de fontes renováveis. Com mais de 20 anos de existência, o Operador mantém equipes atuando durante sete dias por semana, 24 horas por dia, em salas de controle localizadas no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.