O Complexo Enotel Porto de Galinhas, composto pelos resorts de categoria cinco estrelas Enotel Convention & Spa e Enotel Acqua Club, registrou um crescimento na ordem de 4% na receita gerada em 2016 relativo ao ano anterior. Em 2015, foram gerados mais de R$ 124,5 milhões de receita, já em 2016, quase R$ 130 milhões. A ocupação média hoteleira girou em torno de 70%, referente a 182 mil diárias de hospedagem. Para 2017, o Enotel prevê uma ocupação de 76% e 196 mil diárias de hospedagem geradas.
De acordo com os dados do balanço divulgados hoje (13/3) pelo Enotel, São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas nacionais para os hotéis (53%), seguido por Minas Gerais (9%), Pernambuco (6%) e Paraná (5%). Dos turistas internacionais, a Argentina é responsável pelo maior índice (6%), gerando dez mil diárias ao longo do ano, seguido por Portugal, Uruguai, Estados Unidos e Chile.
No ano passado, 90% dos hóspedes utilizaram o hotel para o lazer e 10% para eventos, gerando R$ 12 milhões de receita para a área executiva. Para o ano corrente, estima-se uma receita de cerca de R$ 22 milhões advindas da área de eventos. A ampliação do Centro de Convenções do Enotel está prevista para o segundo semestre de 2017 e vai contar com a construção de um novo pavilhão de exposição.
Atualmente, são 12 salas com capacidade para duas mil pessoas distribuídas em 4,5 mil metros quadrados de espaço modulável, além de um teatro com 450 lugares. Com a ampliação, o espaço terá capacidade para quatro mil pessoas e área acima de dez mil metros quadrados. A capacidade atual já o coloca como o maior empreendimento hoteleiro da região em espaço para eventos.
“No ano passado, enquanto a economia não estava aquecida, fizemos um grande investimento na renovação do Enotel Convention & Spa, ele foi completamente reformado para ficar ainda mais competitivo para o momento de prosperidade que deve se iniciar a partir do segundo semestre de 2017”, informa Regina Biondi, diretora comercial do Complexo Enotel. Os resorts contam hoje com 1,1 mil funcionários. Sendo 90% do município de Ipojuca e cidades do entorno.
A direção comercial do Enotel credita boa parte do sucesso do ano passado à implantação do projeto Enotel Digital, que tem a ideia de fortalecer a marca no ambiente virtual e dar mais agilidade e praticidade na troca de informações com os clientes. O grupo é o primeiro hotel da América Latina a utilizar uma assistente virtual (Facebook Bots) para conversar com hóspedes e clientes. O site foi reformulado para se tornar mais responsivo. Também foram implementados chats online, motor de reservas online e plataforma única que atualiza de forma simultânea todos os portais de reservas com informações do Enotel.
- postado por Oswaldo Scaliotti