No total, são mais de 20 cursos e oficinas ofertados esse ano. As aulas acontecem a partir do dia 08 de julho, em Quixadá
A Escola de Cinema do Sertão – projeto desenvolvido pelo Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu – está com inscrições abertas para os cursos de Produção para Documentário e Animação em Stop Motion até dia (05/07). Para participar dos cursos, os candidatos devem ter disponibilidade e idade mínima de 16 anos. Os cursos são gratuitos e as inscrições podem ser realizadas por formulário eletrônico disponível no site do projeto www.escoladecinemadosertao.com.br, e nas páginas das redes sociais,facebook.com/escoladecinemadosertao/ e @escoladecinemadosertao. Após as inscrições, ocorre o processo de seleção, com divulgação dos selecionados até o dia 05 de julho. Ao todo, entre cursos de qualificação e aperfeiçoamento, serão mais que 500 vagas distribuídas entre ex-alunos e novos integrantes da escola.
As aulas acontecem a partir do dia 08 de julho em Quixadá. No curso de Produção para Documentário os participantes aprendem a desenvolver de maneira simples e eficiente como produzir um documentário. Tem duração de 60 horas/aula e a grade curricular contempla todas as etapas de realização, além das técnicas de abordagem inerentes ao ofício do documentarista. Como atividade prática, os estudantes transformam em filmes os roteiros construídos pelos estudantes do curso de Roteiro para Documentário; oportunidade em que vivenciam na prática todo o processo de produção.
Já no curso de Animação em Stop Motion, que também está com inscrições abertas, os alunos adquirem os conhecimentos técnicos para o desenvolvimento das atividades de animação, passando por todo o processo da produção de um vídeo de animação – da elaboração do roteiro à finalização.
No mês de maio foi ministrado o curso de Roteiro para Cinema (filmes de ficção) e, nesta semana, estão sendo concluídas as atividades do curso de Roteiro para Documentário. Ainda esse ano deve começar o de Realização Audiovisual, anuncia o produtor cultural Adriano Souza, fundador do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente de Senador Pompeu. Para a próxima turma de Realização Audiovisual, a Escola de Cinema do Sertão firmou parceria com o Cinema Instantâneo (CI), integrando o Ceará nesse movimento cinematográfico que surgiu em São Paulo, mas que agrega cineastas dos estados da Paraíba e Pernambuco.
O CI tem a proposta de somar saberes e possibilidades transformadoras da vida de cada localidade em que se faz presente, revelando talentos e criando narrativas a partir do espaço e das pessoas de cada localidade. O movimento usa a arte como ferramenta que fundamenta o processo de comunicação, ensino e aprendizagem, expandindo suas ações, abrindo espaço e incentivando produções independentes. Dessa forma, contribui para a preservação da história das comunidades por onde passa e, consequentemente, para o desenvolvimento cultural e regional das mesmas. Cada atividade realizada, além de envolver toda a sociedade, prestigia e ressignifica a memória local, por meio das narrativas imagéticas dos espaços e das pessoas.
“Buscamos novas parcerias para agregar conhecimento, provocar reflexões e proporcionar novas vivências aos nossos alunos. Afinal, a escola é para quem deseja mergulhar nos estudos teóricos e práticos do fazer cinematográfico e audiovisual. Para os nossos jovens, essa é a oportunidade de ir além da formação técnica e adquirir competência profissional, seja para atuar no mercado de trabalho ou para desenvolver seus projetos autorais”, explica Adriano. Apenas em 2019, a Escola de Cinema do Sertão deve atender mais de 1000 alunos dos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Pedra Branca, Ibicuitinga e Senador Pompeu.
Sobre a Escola de Cinema do Sertão
O projeto Escola de Cinema do Sertão atua com formação técnica e produção audiovisual desde 2012, especialmente em Quixadá. O projeto já possibilitou formação a mais de 800 jovens no Sertão Central do Ceará, e produziu 21 curtas-metragens, entre filmes de animação, documentário e ficção, com temáticas diversas, como: cidadania, patrimônio, cultura, meio ambiente, quilombolas etc., muitos dos quais premiados em festivais nacionais e internacionais.
A programação de cursos da Escola de Cinema do Sertão conduz os participantes a uma imersão no processão de produção audiovisual, desde a elaboração de roteiro até a edição, passando por todas as etapas fundamentais da realização. No total, oferta mais de 10 cursos gratuito. As qualificações contemplam: Roteiro para Cinema, Roteiro para Documentário; Produção para Documentário; Animação em Stop Motion; Roteiro e Desenho de Animação em 2D; Produção para Cinema, Publicidade e Novas Mídias; além de Realização Audiovisual. Já os aperfeiçoamentos são nas áreas de Linguagem Audiovisual e Videomapping; Técnicas e Produção de Jogos RPG; Concepção, Gestão, Captação de Recursos e Financiamento para conteúdo Audiovisual.
O projeto Escola de Cinema do Sertão é realizado pelo Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, produzido pela Assum Preto Produções em parceria com o NAVI – Núcleo de Pesquisas e Experimentos Audiovisuais do Instituto Federal do Ceará campus Quixadá, e o apoio cultural da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará através do Edital Cinema e Vídeo, a Casa de Saberes Cego Aderaldo e a Prefeitura Municipal de Quixadá.
Serviço:
CURSO: Produção para Documentário
Inscrições: De 26/06 a 05/07
Aulas: De 08/07 a 20/07
Local/Endereço: Casa de Saberes Cego Aderaldo – Praça José de Barros (Praça do Leão) – Quixadá
Horário: das 8h30min às 22h
Pré-requisitos: Idade mínima de 16 anos
GRATUITO
CURSO: Animação em Stop Motion
Inscrições: 26/06 a 05/07
Curso: 08/07 a 19/07
Local/Endereço: IFCE campus Quixadá
Horário: das 8h às 11h30 (Manhã)*
Pré-requisitos: Idade mínima de 16 anos
*Haverá ônibus saindo diariamente da Praça do Leão às 7h30min e retornando às 11h40min
GRATUITO