Realizar a manutenção do condomínio, administrar, convocar assembleias, resolver ocorrências, acompanhar legislações e o cumprimento dos deveres dos condôminos. Essas são algumas das diversas atividades exercidas por um síndico. Dar conta de tudo isso é um desafio que requer preparo, experiência e até mesmo conhecimento profissional.
Para manter tudo em ordem e evitar situações desagradáveis, os síndicos podem contar com o auxílio das administradoras de condomínios. De acordo com Gleyson Lima, gerente da administração de condomínios do Grupo Servnac, o suporte de uma empresa especializada na área dá mais tranquilidade e garante que o condomínio esteja sempre em dia.
“A administradora de condomínios existe para dar apoio ao síndico, que, por mais que ele tenha capacidade técnica para a função, dificilmente vai dispor de conhecimento em todas as áreas. E por isso, nós enquanto administradoras, temos a preocupação de acompanhar o condomínio com especialistas tanto na parte administrativa, financeira, contábil, jurídica e também naquilo que envolve a segurança, proporcionando uma melhor gestão do síndico”, explica.
Gleyson ressalta que outro ponto que exige muito cuidado é a parte legislativa, principalmente quando o assunto é inspeção predial. “Nós enxergamos a inspeção predial não como um custo, mas como uma possibilidade de garantir a segurança dos moradores. Ela é necessária porque é feita não somente na parte visível do prédio, mas também por baixo do chão, por dentro das vigas, etc”.
Segundo o especialista, uma administradora de condomínios também propõe medidas de manutenção preventiva, além de garantir que o condomínio esteja coberto na parte legislativa, administrativa, jurídica e financeira.