Crédito da foto: Lela Beltrão
É um musical para toda a família que traz música ao vivo, teatro de sombras e teatro de bonecos de personagens da cultura popular. A temporada realizada por meio da Fundação ArcelorMittal, faz parte do programa Diversão em Cena, patrocinado pela ArcelorMittal. São apresentações e oficinas gratuitas nas cidades de Joinville (SC), Curitiba (PR), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Maracanaú (CE).
O espetáculo Passarinhos será apresentado em Maracanaú (CE) no dia 07 de setembro, às 17h, no Teatro Dorian Sampaio. A presença do público será um diferencial. “É uma grande emoção saber que as famílias poderão nos assistir e vamos poder cantar juntos. O espetáculo ganha outra camada com a participação do público”, contou Maria Gomide, diretora artística e integrante do grupo itinerante Carroça de Mamulengos, que idealizou o espetáculo.
Passarinhos se preparava para circular em 2020 quando a pandemia do coronavírus modificou a forma de viver e de fazer arte também. Neste esforço de se adaptar e preservar parte do fazer coletivo, a Carroça, o núcleo Maracá e a Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, que também compõem o show, chegaram a novas formas de performance, sem perder o vínculo com os processos criativos da cultura popular. Em agosto de 2021, uma versão virtual do espetáculo foi apresentada sem público no palco do Sesc Pinheiros em São Paulo.
A ausência do público
“Naquele momento, por um lado foi um estranhamento nos apresentarmos sem público, mas por outro tivemos uma grande emoção de retornar ao palco de um teatro depois de tanto tempo”, relembrou Renata Amaral, musicista que divide com Maria a direção artística de Passarinhos. A apresentação online e ao vivo foi resultado de uma residência artística em um sítio no interior de São Paulo, quando os grupos se reuniram, obedecendo aos protocolos de saúde e com testagem, para vivenciar o canto, a dança, as trocas e a interlocução, características da cultura oral.
“Na ocasião, precisávamos nos retroalimentar da energia do espetáculo já que não tínhamos plateia para trocar. Nós acreditamos e fizemos o espetáculo acontecer para que fosse divertido e prazeroso para nós mesmos que estávamos ali no palco”, completou Maria. Na opinião dela, a turnê presencial de 2022 ganha um significado especial neste momento. “É um presente, uma vitória. É a oportunidade de estarmos presentes e que a gente possa desfrutar desse momento com a segurança devida e aprendendo os protocolos de saúde para nos cuidarmos”.
Legado da tradição popular
O nome Passarinhos é para relacionar com o imaginário do voar e com o constante desejo humano de buscar a liberdade. Entre os protagonistas do musical estão o jaraguá, a andorinha, o boi e a burrinha. O show também traz um repertório de manifestações como o Baião de Princesas, Tambor de Mina, Reisado, Tambor da Mata e Folia de Reis. Tudo em um cenário e atmosfera de “encantamento e leveza” proporcionado pelo encontro de músicos, atores, arte-educadores e brincantes – de várias gerações, a maioria deles e delas da família Gomide – que vivenciam a cultura popular e produzem novos conhecimentos artísticos, dialogando com os tempos atuais e com o legado de mestres e mestras da tradição.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.
Sobre o programa Diversão em Cena
Seguindo o compromisso de democratizar o acesso à cultura, há mais de uma década a Fundação ArcelorMittal promove o Diversão em Cena, considerado o maior programa de formação de público para teatro infantil. A iniciativa, que integra o eixo cultura da Fundação, é viabilizada por meio das Leis de Incentivo à Cultura Federal e Estadual de Minas Gerais e apresenta uma seleção de produções teatrais de qualidade que são disponibilizadas de maneira gratuita ou a preços populares em teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios.
SERVIÇO:
MUSICAL INFANTIL PASSARINHOS
07 de setembro, quarta-feira, às 17h
Onde Assistir: Teatro Dorian Sampaio (Rua Edson Queiroz, 5 – Colônia Antônio Justa – Maracanaú/CE)
ENTRADA GRATUITA | Retirada de ingressos na bilheteria do teatro 1 hora antes das apresentações ou pelo Sympla a partir de 01/09
https://www.sympla.com.br/diversao-em-cena-maracanau—passarinhos__1685795
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre. Recomendado a partir de 5 anos
OFICINAS
06 de setembro, terça-feira, 14h30 e 16h
Oficina Brinquedos Populares: Oficina de construção de brinquedos sonoros feitos a partir de material reciclado e elementos da natureza.
Quando: Terça-feira (6/9), às 14h30.
Oficina Música de Roda: Aula prática sobre o universo das tradições populares brasileiras, com canções, movimentos, toques e personagens de alguns gêneros como Bumba meu Boi, Jongo, Coco, Carimbó e Ciranda.
Quando: Terça-feira (6/9), às 16h.
As oficinas serão realizadas no Teatro Dorian Sampaio (Rua Edson Queiroz, 5 – Colônia Antônio Justa),
Inscrições para as oficinas devem ser realizadas pelo e-mail falecompassarinhos@gmail.com.