Peças fazem parte da conclusão do Curso de Iniciação Teatral Acontece, por meio do
I Edital Escolas da Cultura do Governo do Estado do Ceará
Estreiam neste sábado (3 de novembro), no Teatro Morro do Ouro, em Fortaleza, os espetáculos teatrais ‘A Mentira das Margaridas’ e ‘Coração do Mar’, resultados das conclusões das turmas 33ª e 34ª do Curso de Iniciação Teatral Acontece (CITA) – A Experiência no Pensar Criativo e Independente, que fazem parte do projeto I Edital Escolas da Cultura, lançado em 2016 pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), no qual a Cia. Teatral Acontece foi uma das contempladas para trabalhar durante três anos.
A peça ‘A Mentira das Margaridas’ será apresentada no Teatro Morro do Ouro, nos dias 3, 10 e 16 de novembro, sempre às 17h30. Nos mesmos dias e local, o espetáculo ‘Coração do Mar’ sobe ao palco às 19h. Já no dia 30 de novembro as apresentações acontecerão no Teatro Acontece: ‘A Mentira das Margaridas’ às 18h e ‘Coração do Mar’ às 19h30.
“A Cia. Teatral Acontece tem como seu maior legado a iniciação e vivência no teatro para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de experimentar as sensações e emoções que só ele proporciona. Já estamos com inscrições abertas para mais cinco turmas que terá início em janeiro de 2019, sendo uma de teatro infantil”, explica Almeida Júnior, fundador e coordenador pedagógico da Cia. Teatral Acontece.
A Mentira das Margaridas
Encenada pela 33ª turma do CITA (Ana Nascimento, Andreá Souza, Demétrios Martins, Jean Carvalho e Johnata Oliveira) e com roteiro escrito por Almeida Júnior, Neto Sier e Renan Oliveira, O espetáculo acompanha as várias facetas do amor, encarnado em personagens diversos que conectam entre si a linha tênue das relações humanas, um artista performático e sua mãe emocionalmente vulnerável. Esse artista junto a seu amigo, um aspirante a escritor, formam um frágil porém latente triângulo amoroso com uma floriculturista, todas essas relações vêm abaixo com a chegada de um lord inglês de caráter duvidoso que colocará em cheque a força das ligações afetivas entre os personagens, desnudando assertivamente a fragilidade do ser humano em sua agonia romântica.
“Foi um período de autoconhecimento, vencer a mim mesma a cada dia foi o maior desafio. Depois lidar com as dificuldades externas. Descobri uma determinação, garra e força interior”, relata a aluna da 33ª turma, Andréa Souza.
Coração do Mar
Com roteiro do aluno-ator da 34ª turma, Karl William, e direção de Almeida Júnior e Felício da Silva, o espetáculo conta a narrativa da penúltima temporada do programa de auditório ‘Coração do Mar’, que recebe duas figuras muito carismáticas, Angeline e Dona Nita, ambas com um só propósito, que é o de ganhar o programa e realizar os seus sonhos. Dona Nita, há 20 anos foi abandonada pelo seu filho, e Angeline, rejeitada pela família por lutar pelo seu direito de ser quem ela sempre sonhou. E dentro dessa busca constante em concretizarem os seus desejos, elas vão se submeter a uma disputa que envolve drama e comédia, colocando até mesmo o futuro do programa em jogo. A 34ª turma do CITA é formada também por Erivelton Alves, Graziela Morais, Kaylane Souza, Leandro Santos, Lorrana Diniz, Kelyta Menezes, Marília Santos, Thalles Ferlim e Thay Park.
“O que mais me marcou dentro do CITA foi a experiência mútua de pesquisar o fazer teatral como uma forma de manifesto e ferramenta de transformação social, junto à oportunidade de subir aos palcos e me realizar enquanto artista. As Mostras CITA me deram os momentos mais concretos do processo, pois a partir das experiências com o público nós pudemos nos sentir confiantes para o processo de criação final, no qual terei a honra de ter um texto da minha autoria sendo interpretado com muita energia, assim como o meu corpo emana”, destaca Karl William.
Sobre o Edital Escolas da Cultura
O Edital de Escolas Livres de Formação Artística e Cultural é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura para apoiar instituições da sociedade civil que executam ações de formação e contam com pelo menos cinco anos de atividades no Ceará. Além de reconhecer e potencializar ações continuadas de formação artística e cultural desenvolvidas por instituições da sociedade civil, o edital tem como objetivo incentivar a criação de novas ações de formação, apostando em suas possibilidades de experimentação e contribuição para o circuito das artes e da cultura do Estado.
Sobre a Cia. Teatral Acontece
A Cia. Teatral Acontece (CTA) foi fundada em 16 de julho de 2002 com o objetivo de gerar oportunidade aos novos agentes culturais e formação de multiplicadores teatrais. Realiza várias atividades para a classe teatral e a comunidade em geral, por meio do Curso de Iniciação Teatral Acontece (CITA), festival de esquetes, espetáculos e outras ações de democratização da linguagem teatral. O Cita foi criado no mesmo ano de sua fundação e já formou 31 turmas de multiplicadores teatrais no Estado sendo 1 em Baturité, 1 em Pacajus,1 em Horizonte, 1 em Apuiarés, 1 em Pires Ferreira e 26 turmas somente em Fortaleza. Em 2003, a Companhia criou a Confraternização dos Artistas Cearenses (Conarce), que aconteceu até 2007, valorizando os artistas de todo o Estado. Em 2011, a CTA foi selecionada para participar do programa Teatro & Circunstância, na TV Sesc (SP), para a temporada do programa “A História se reinventa”. A Acontece foi considerada uma das companhias referência em iniciação teatral na região Nordeste. Entre os principais espetáculos da CTA estão ‘A gata borralheira’, ‘O camaleão e a liberdade’, ‘Não tem dois pais?’ e ‘Floresta dos lobos’ e ´Relato Final´. Em março de 2015 foi inaugurada a sua própria sede, o Teatro Acontece – Escola Livre de Teatro, no bairro Monte Castelo, onde realiza ações de formação, temporadas de espetáculos, encontros.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO:
3, 10 e 16 de novembro no Teatro Morro do Ouro
Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro
17h30 – A Mentira das Margaridas
19h – Coração do Mar
30 de novembro no Teatro Acontece
Rua João Tomé, 640, Monte Castelo
18h – A Mentira das Margaridas
19h30 – Coração do Mar
Entrada franca!
Censura Livre.