Em Fortaleza, atividades acontecem simultaneamente na Praça do Ferreira, no Hospital da Mulher de Fortaleza e no Lar Francisco de Assis.
Nesta quarta-feira, 14, a Estácio faz uma mobilização nacional em mais de 90 campi espalhados pelo Brasil. A iniciativa, batizada de “Dia E”, tem como objetivo oferecer serviços para as comunidades do entorno da instituição de ensino, dar oportunidade para os alunos mostrarem seus conhecimentos ao público e promover integração entre diversas áreas da instituição de ensino, presente hoje em 22 estados e no Distrito Federal. Milhares de pessoas, entre colaboradores corporativos, professores e alunos estarão no “Dia E”, que acontece pelo quinto ano consecutivo.
As várias unidades terão agendas específicas, que incluem assistência nutricional, orientações vocacionais, oficinas, serviços jurídicos e contábeis, orientações sobre saúde e hábitos saudáveis, além de palestras sobre temas relevantes e atuais. As comunidades locais terão acesso aos serviços gratuitamente.
No Ceará, as atividades acontecem simultaneamente na Praça do Ferreira, no Hospital da Mulher de Fortaleza, e no Lar Francisco de Assis. Na programação, serviços como aferição da pressão arterial, orientação nutricional, prevenção do câncer de mama e aleitamento materno. Além disso, oficinas para elaboração de currículos, planejamento financeiro e familiar, atendimentos ao microempreendedor individual, entre outros. Também como parte das ações, acontece o Baile dos Idosos, no Lar Francisco de Assis.
Para a coordenadora do núcleo de Responsabilidade Social da Estácio, Joana Mary Nobre, as atividades de extensão enriquecem o aprendizado tanto quanto o conteúdo ministrado em sala de aula. “A instituição de ensino superior, além de fazer uma formação técnica do aluno dentro da sua área de escolha, tem também o papel de despertar nesse aluno uma visão de prática cidadã. Acreditamos, enquanto Estácio, que a extensão enriquece tanto quanto os pilares de ensino e pesquisa, uma vez que damos a nossa contribuição à sociedade ao oportunizar o acesso aos mais diversos serviços de saúde, jurídico, contábeis, entre outros”, disse.
Na Praça do Ferreira, no centro da capital, e no Hospital da Mulher de Fortaleza, as atividades acontecem das 8h às 17h, e no Lar Francisco de Assis, das 8h às 11h. Todas as ações são gratuitas.
Semana da Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Paralela às ações do “Dia E”, acontece até o dia 17, a 4ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, com mais de 150 atividades gratuitas para a população em 22 estados e no Distrito Federal. A ideia da campanha deste ano é trabalhar com um tema muito atual e com forte impacto junto aos alunos, colaboradores e comunidade: gestão de resíduos. O objetivo é conscientizar e mostrar como simples gestos podem contribuir para grandes transformações. Em peças publicitárias e em diversas ações, a campanha evidencia como os pequenos resíduos que são gerados no dia a dia, podem causar grandes problemas ao meio ambiente.
“Para a Estácio, a Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social é uma oportunidade de colocar em prática a missão de Educar para Transformar, envolvendo alunos, colaboradores, docentes e a comunidade no entorno por meio de atividades que promovam a cidadania e a conscientização de temas relevantes para a sociedade”, afirma Cláudia Romano, Diretora de Responsabilidade Social e Parcerias do Grupo Estácio.
Em Fortaleza, nas unidades Moreira Campos, Via Corpvs, Centro e Parangaba, acontecerão palestras, minicursos, oficinas sobre utilização de materiais recicláveis em jardins, dicas para economizar água, entre outros. Também serão abordados temas como sustentabilidade em projetos de arquitetura e na construção civil.
A Semana de Sustentabilidade acontece em paralelo à campanha de responsabilidade social da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. As unidades participantes receberão o selo de Instituição Socialmente Responsável.
- postado por Oswaldo Scaliotti