Promovido pela Secretaria do Turismo do Ceará, o seminário “Novos Turistas Novos Desafios” recebeu hoje (25) grandes nomes do turismo nacional e internacional e especialistas em mídias digitais que apresentaram dados, números, boas práticas e experiências para um público de cerca de 800 profissionais e estudiosos da área
Um verdadeiro panorama do mercado turístico na atualidade e um grande desafio para o mercado local num novo cenário. Esta pode ser a síntese do seminário “Novos Turistas, Novos Desafios”, que aconteceu hoje (25) no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Com o ator, apresentador e viajante Max Fercondini como mestre de cerimônias, o seminário foi aberto pelo secretario do Turismo Arialdo Pinho e teve, como pontapé inicial, o painel O mundo dos sonhos da Disney, apresentado pelo gerente de vendas da Disney Destinations para América Latina e Brasil, Luiz Araújo Jr.
Ele contou um pouco da história de sucesso de um dos destinos mais desejados do mundo, há gerações. “As experiências de quem esteve nos parques da Disney são a principal forma de propaganda para atrair novos visitantes”, contou. Ele apresentou as novidades do empreendimento, como a Toy Story Land. “Esperamos atrair o turista potencial que hoje pode sair de Fortaleza e ir direto para Orlando e Miami, a partir dos novos voos que partem da capital cearense.
Do mundo dos sonhos para a realidade dos números. No painel Análise do impacto econômico do turismo no Ceará, o economista Cláudio Considera, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas e Flávio Ataliba, diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará – IPECE mostraram a relevância do turismo no PIB do estado.
Responsável pelo hub internacional no aeroporto Pinto Martins em parceria com a KLM/Air France, a Gol Linhas Aéreas apresentou a estratégia da companhia para lotar os voos para Fortaleza na apresentação da gerente comercial de lazer da companhia, Renata Pedretti. “O novo posicionamento da Gol coloca o cliente no centro da nossa atuação. É a experiência do viajante, desde que ele compra o bilhete até a hora em que chega ao destino, que importa”, explicou.
“Não é tendência, é realidade”
Para mostrar como o mundo digital determina a vida contemporânea, o diretor de estratégia digital da FSB Comunicação Jaderson Alencar, apresentou diferentes ferramentas que já estão sendo utilizadas ao redor do mundo. Inteligência artificial, realidade aumentada, novos formatos, metadados, vídeos 360º, fotos em tempo real.
“Tudo isso já é realidade. Hoje existe uma variedade incrível de possibilidades de atingir o público, que está conectado 24 horas. Quem não percebe isso, já perdeu. Hoje o consumidor é um veículo vivo de propagando para qualquer empreendimento. Ele é um canal para trazer outras pessoas para o seu negócio. Faça ele ter uma boa experiência”, disse.
No caso do Ceará, com os novos voos que iniciam até o final do ano, o potencial em receber mais turistas da Europa e da América do Sul é enorme. As conexões domésticas abrirão mais opções para os brasileiros chegarem ao Nordeste e ao Ceará via Fortaleza. Mas o que querem estes visitantes? Quais suas necessidades? Como é o comportamento de cada um deles? Como atender às suas expectativas? Tema abordado pelo diretor de Turismo de Portugal Bernardo Cardoso e do diretor executivo de produto Aéreo e Marítimo da CVC Brasil Valter Patriani.
“O turista estrangeiro quando vem para o Brasil quer provar comida brasileira, apreciar a culinária local, conhecer a gastronomia. Ele não quer restaurantes contemporâneos, comida sem personalidade. Ele quer a identidade brasileira, seja na comida, seja no atendimento, seja na hospitalidade”, explicou Cardoso.
É o conteúdo que faz a diferença em um mundo altamente conectado, onde a produtividade de grande parte das pessoas depende diretamente do mundo virtual. “Sem conteúdo relevante nem uma ferramenta é boa. É ele que gera engajamento e fideliza o cliente”, explicou a pensadora digital Martha Gabriel no painel A experiência do turista no destino: como receber na era digital.
Dicas para que os visitantes contem uma boa história antes, durante e depois de visitar um destino ou estabelecimento, tema abordado por Joni Galvão no painelStorytelling e a experiência do turista.
“Você conta a história pra atrair o turista. Ele vem ao destino e conta o que viveu. Se você vendeu um mundo cor de rosa e algo deu errado, ele vai falar mal de você. Mas se a história contada foi bacana, próxima da realidade que ele viveu, ele vai falar bem de você – mesmo que tenha vivido alguns percalços. Conte uma boa história, falando a verdade”, aconselhou.
Engajar e vender
Dica de ouro sobretudo na hora da hospedagem. Para falar sobre o tema, foi convidado o gerente de hotéis da Booking.Com, Uillians Batista. Ele deu várias sugestões para o público presente, para que o engajamento se converta em vendas.
Importância de serviços de pagamentos nos sites, textos no idioma do viajante (o Booking tem versão em 43 idiomas), boas fotos (pesquisas mostram que o hóspede decide mais rapidamente se o hotel ou pousada tem imagens nítidas), experimentar os serviços oferecidos, uso de site responsivo (navegação compatível por celular) e respostas rápidas aos hóspedes (com uso de robôs). Estas foram algumas dicas que o representante da Booking.Com passou para o público presente.
Comunicação, relacionamento e comportamento. Um tripé que ilustra as mudanças que ocorreram nos últimos anos. “Não houve uma revolução, mudança na educação formal, mas sim em outras áreas e ambientes. Inovação e criatividade não são valorizadas na maioria das escolas, infelizmente”, declarou o professor Gustavo Reis em sua palestra Conhecimento, Criatividade e Inovação no Turismo. “É preciso inovar, ser criativo, sair da curva da ‘normalidade. Hoje, o normal é ser estranho”, provocou.
Encerrando o evento, a diretora de Marketing de Vendas do Sea World Parks and Entertainment Lisha Duarte falou sobre a vivência do turista nos parques temáticos do grupo como exemplo de como o Ceará pode criar e inovar de forma permanente seus atrativos e produtos turísticos.
“A realização deste seminário é o início de um trabalho para tentar mudar a visão do trade turístico e nos qualificarmos para o horizonte do turismo no Ceará”, destaca o secretário do Turismo do Ceará Arialdo Pinho – que convidou os presentes para o lançamento dos novos vôos da LATAM ao Ceará que será realizado no dia 4 de julho às 15 horas no Palácio da Abolição.