Profissionais do jornalismo ambiental de várias partes do Brasil vão participar do Encontro Intercontinental Sobre a Natureza – O2, que ocorre dos dias 21 a 25 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Juntos, os profissionais irão compor o Encontro Intercontinental de Jornalistas Ambientais. A iniciativa vai promover palestras para discutir temas relacionados à segurança hídrica, alimentar, socioeconômica e ambiental. O intuito é traçar metas para resolver problemas relacionados aos assuntos.
Como parte da programação, os profissionais da imprensa selecionados pela organização farão visitas externas ao Açude Castanhão e ao Canal da Integração. Além do Ceará, ao todo dez jornalistas que trabalham em importantes publicações do gênero de Manaus, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, devem participar do encontro. Os jornalistas de Fortaleza e demais regiões do interior podem participar da cobertura enviando seus dados para o email ihab@ihab.org.br. A programação completa do evento está disponivel no site www.ihab.org.br/o2015
O evento é promovido pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), uma organização não governamental sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Com sede em Fortaleza, a IHAB conta com a colaboração de profissionais multidisciplinares com experiências em organizações públicas, privadas e do terceiro setor para o cumprimento de sua missão e objetivos.
Impulsionado pela atual situação hídrica que passa o País e o temor da situação do colapso de água que possa sofrer os municípios cearenses, o tema centra do O² deste ano será “Sustentabilidade: práticas de segurança hídrica, alimentar, e economia no semiárido”. Esta será a 12ª segunda edição do evento, todas em Fortaleza.