Mudança de hábito garante uma vida saudável
Que o fumo faz mal à saúde todo mundo sabe, mas o que muita gente desconhece é que esse vício pode ser trocado por outro…e muito mais saudável: o exercício físico. Há muito tempo as ciências procuram entender o mecanismo de dependência do ser humano. Apesar de tantas controvérsias, o que todos os cientistas e pesquisadores da área apontam a endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer no organismo, é uma das principais responsáveis.
A endorfina é uma substância natural produzida pela hipófise, glândula localizada próxima ao cérebro. A sua nomenclatura se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). A professora de educação física da Selfit Academia, Janaína Oliveira, explica que “a liberação dessa substância química no organismo é a responsável pela sensação de prazer, que é um dos trunfos de quem realiza exercícios”. “Há uma sensação de bem-estar e isso é importante para substituir a satisfação que o fumante sente ao fumar. Com o tempo, automaticamente melhora também a autoestima”, explica.
O processo de produção e liberação da Endorfina pela glândula hipófise acontece durante e depois de uma atividade física. A educadora física da Selfit explica que há pessoas que não gostam tanto da prática de exercício, mas gostam da sensação de bem-estar de tê-los feito. Assim sendo, a liberação de endorfina que gera a sensação de bem-estar, provoca esse estado de plenitude que experimenta o praticante regular de atividade física. “Essa liberação de endorfina depende das características da atividade física que estamos praticando. Entretanto, como se trata de um mecanismo provocado pela adaptação do corpo ao exercício, ela vai sendo liberada gradualmente desde o início da atividade”, comenta Janaína.
É importante destacar que, segundo pesquisas, os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação e há relatos de aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após o exercício. “Um estudo comparativo entre um exercício aeróbio, com cargas crescentes de intensidade, e outro anaeróbio, com duração máxima de 1 minuto, encontrou concentrações plasmáticas aumentadas de endorfina de forma muito semelhante. No exercício aeróbio esse nível alto de endorfina foi encontrado após ter sido alcançado o limiar anaeróbio, cerca de 75% do VO2 max. Observou-se também relação direta entre as concentrações de endorfina e outros hormônios relacionados à atividade física como o ACTH e adrenalina”, afirma a educadora física da Selfit Academia.
De acordo com Janaína Oliveira, um treino de resistência, que consiste em levantamento de peso, faz mais do que construir músculos: ele também ajuda fumantes a largarem o vício, segundo estudo do Miriam Hospital’s Centers for Behavioral and Preventive Medicine, nos Estados Unidos. “O trabalho, publicado no periódico Nicotine & Tobacco Research, foi o primeiro a analisar os efeitos de um treino de resistência em prol do ato de parar de fumar. Os dados apontam que homens e mulheres fumantes que completaram 12 semanas de treinamento de resistência, como parte de um programa de tratamento contra o tabagismo, têm duas vezes mais chances de parar de fumar, em comparação com aqueles que não levantam pesos regularmente”, comenta.
Os relatos apontam que o grupo do treino de resistência passou por duas sessões semanais de 60 minutos, durante 12 semanas. A rotina envolvia 10 exercícios, onde a cada três semanas os pesquisadores aumentavam gradualmente o peso e a intensidade. Já o grupo de controle assistiu a um breve vídeo de saúde e bem-estar, duas vezes por semana.
“Esses efeitos também aparentam ser duradouros: depois de três meses da conclusão do estudo, 15% dos participantes do grupo do treino de resistência permaneceram sem fumar, contra 8% do grupo de controle”, comenta Janaína Oliveira.
Em outras palavras, o indivíduo é na realidade dependente de endorfinas, sendo que o mecanismo de liberação pode ser tanto a saudável prática de exercícios físicos como também o maléfico hábito do fumo por exemplo. A proposta é trocar a liberação de endorfina secretada pelo fumo pela endorfina liberada pela prática de exercícios. Então, se você está com vontade de fumar, corra, caminhe, se exercite!
- postado por Oswaldo Scaliotti