Celebrando a trajetória marcante de um dos maiores talentos da dramaturgia brasileira, o Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, leva a exposição “Emiliano Queiroz – De Aracati para o Mundo” para Aracati, no dia 15 de novembro, no Espaço das Artes. A mostra ganha ainda mais relevância ao se tornar uma homenagem póstuma ao ator, que faleceu no mês de outubro, aos 88 anos.
Pioneiro em várias fases da televisão brasileira, Emiliano participou de 85 novelas na Rede Globo, sendo premiado por suas contribuições à dramaturgia nacional. Agora, seu vasto acervo pessoal, que inclui peças históricas para o teatro e o cinema cearense e brasileiro, ficará disponível para apreciação do público na terra natal do ator até o final do ano.
A exibição, que está em cartaz em Fortaleza desde julho, quando foi inaugurada com a presença de Emiliano Queiroz, conta com 105 fotos da carreira do ator, além de cartazes e prêmios, divididos em quatro fases: teatro, cinema, televisão e amigos e família.
“Emiliano volta a Aracati, seu berço natal, numa exposição cheia de emoções e histórias. Filho de Aracati, filho do Ceará e do Brasil, era um ator único, que falava até com o silêncio. Isso é raro na fala do corpo cênico. Só para grandes e verdadeiros atores. Convido a todos para a partir de 15 de novembro aplaudir Emiliano Queiroz em Aracati”, afirma o curador da exposição, Caio Quinderé.
A mostra segue em cartaz no Museu da Fotografia Fortaleza até o dia 10 de novembro e, em seguida, chega a Aracati. No próximo ano, circulará pelas unidades do Sesc no Cariri, Iguatu e Sobral e, posteriormente, será exibida permanentemente no Centro Cultural Aldeia Aldeota, que ainda será inaugurado.
Serviço:
Exposição: Emiliano Queiroz – De Aracati para o Mundo
Abertura: 15 de novembro de 2024
Horário: 19h
Visitação: 15 de novembro à 13 de dezembro de 8h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Espaço das Artes
Endereço: Avenida Coronel Alexanzito, 763, Centro – Aracati
—