Embora tenha um grande e crescente mercado consumidor da fruta, o Ceará ainda “importa” praticamente todo o açaí do estado do Pará. “Isso mostra o enorme potencial a ser explorado pelos produtores cearenses”, diz Amílcar Silveira. “Além disso, o cultivo do açaí é perene, podendo ser produzido durante todo o ano”. Participaram da reunião, Alberto Felix, Domingos Tavares, Gilberto Quevedo e o engenheiro agrônomo Paulo Gleisson.
Na avaliação dos técnicos responsáveis, o plantio de Açaí BRS Pará (Embrapa) em Paracuru vem apresentando bons resultados, com uma produção de cachos a cada 25 dias, após três anos e meio do plantio. A viabilidade do cultivo é mais uma alternativa econômica para o desenvolvimento do agronegócio no Ceará.
A Agroformas em parceria com a Agropar está incentivando os produtores a investir em projetos de cultivo do Açaí no Ceará com recursos próprios e/ou financiado por instituição financeira de fomento à atividade. A Agropar é especializada em toda a cadeia produtiva do açaí: plantio, venda de mudas, assistência técnica, industrialização e comercialização do fruto e derivados. E a Agroformas é especializada em soluções em engenharia agrícola.