Com o objetivo de fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo da Praia do Futuro, a Fecomércio lançou nesta terça-feira (20), o projeto Praia do Futuro – Turismo de Excelência (Praftex). Na ocasião, foi assinado um convênio com o Sebrae, parceiro da Federação nessa iniciativa que tem como público-alvo empreendedores das barracas, hotéis, restaurantes e demais serviços que compõem o trade turístico da região.
Através do Praftex, com o apoio do Sebrae, a Fecomércio está desenvolvendo um conjunto de ações gerenciais, operacionais de governança, promoção e sustentabilidade com foco na qualificação dos serviços e experiências turísticas da Praia do Futuro em Fortaleza. Em resumo, o projeto tem foco na gestão, e se propõem a aperfeiçoar o modelo gerencial dos empreendedores do bairro para que eles cresçam, gerem mais renda e mais emprego para a região.
“Temos que receber muito bem nossos turistas, usar o que o cearense tem de melhor, que é a sua hospitalidade. Mas, para isso, é preciso técnicas profissionais e capacitação para que possamos fortalecer cada vez mais a Praia do Futuro, um dos grandes pontos turísticos de Fortaleza. A importância dessa parceria é para que possamos qualificar os empreendedores, colaboradores e as pessoas do entorno, fortalecendo ainda mais a prestação do serviço e o atendimento ao público”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão Bittencourt.
Segundo o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, 99% dos CNPJs no Brasil são de pequenas empresas, o que corresponde a um terço do PIB brasileiro, e o mesmo se repete no Ceará. Segundo ele, é preciso que esses pequenos empreendedores se vejam assim, como as empresas que mais fazem movimentar a economia do País, por isso, projetos como o Praftex são importantes para melhorar a organização e gestão dessas empresas.
A Praia do Futuro é um importante ponto de atração turística de Fortaleza. Situada em uma área de fácil acesso, recebe constante visitação de moradores e turistas. O bairro tem infraestrutura privilegiada, meios de hospedagens e barracas de praia que oferecem serviços como alimentação, lazer, bem-estar e entretenimento.
De acordo com Fátima Queiroz, proprietária da barraca Marulho, esse é um importante momento para os empreendedores da região, pois irá consolidar e aperfeiçoar os serviços prestados pelas empresas do bairro, destacando que somente as barracas de praia chegam a receber 200 mil pessoas por semana.
A iniciativa tem a meta de alcançar empreendimentos formalizados e empreendedores de serviços de apoio do turista da cadeia produtiva de valor da Praia do Futuro, dentre MEI, micro e pequenos empreendedores. Serão, por exemplo, donos de barracas de praia, restaurantes, pousadas, hotéis e ambulantes.
Também participaram do evento os diretores e conselheiros do Sistema Fecomércio, a representante da Secretaria de Turismo do município, Valéria Cavalcante; os deputados estaduais Acrísio Sena e Sérgio Aguiar; presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros; Dalvani Mota, presidente da Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Comércio do Estado do Ceará (Femicro-Ce); além de empreendedores da região e demais representantes do trade turístico.