A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) celebra nesta segunda-feira, dia 27 de abril, os seus 31 anos de atividades voltadas para o desenvolvimento do transporte nos seus três estados de atuação, acompanhando todas as evoluções do setor nestas mais de três décadas.
“O aniversário da nossa Federação se dá em um momento bastante delicado para a nossa sociedade, com todos sendo impactados pela pandemia da Covid-19. Mas é exatamente aí que sentimos o quão relevante é o setor de transportes para o país. Nossos empresários e trabalhadores têm garantido dentro de todas as condições possíveis o ir e vir das pessoas que precisam estar na linha de frente dos serviços essenciais, e temos feito ainda ações de conscientização e combate ao coronavírus, especialmente junto aos motoristas. Temos muito orgulho da nossa entidade, que permanece firme em seus valores e na sua missão de defender as causas dos que fazem o setor do transporte”, celebra o empresário Chiquinho Feitosa, presidente da FETRANS.
Representando os nove sindicatos das empresas de transporte urbano, interurbano e de fretamento e turismo dos três Estados, a FETRANS é filiada ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte), sendo responsável pela manutenção e funcionamento na região das sete unidades do Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com forte atuação para garantir o desenvolvimento profissional e a qualidade de vida para o trabalhador do transporte e sua família. Neste período da pandemia da Covid-19, o Sest Senat tem se destacado pelas diversas campanhas e atividades de conscientização e de atendimento social para os trabalhadores, especialmente os caminhoneiros em atuação nas estradas brasileiras.
Para além da sua missão básica enquanto entidade representativa, a FETRANS mantém dois braços de atuação em áreas bem distintas, a da Cultura e a da Responsabilidade Socioambiental. O Centro Cultural do Transporte mantém acervos para pesquisa abertos à população, promove exposições diversas e estimula a produção cultural em suas diversas manifestações, especialmente entre os trabalhadores do setor. Já o Núcleo Socioambiental desenvolve ações próprias de grande relevância nas áreas de responsabilidade social e meio ambiente, caso do programa Despoluir, e estimula e apoia projetos promovidos pelas empresas de transporte, valorizando essas iniciativas com premiações regionais.