O 3o. Festfilmes, Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro encerra neste sábado, 3/11, sua programação no Cariri, com programação de 9h30 às 22h, sempre com entrada franca, garantindo acesso da população a filmes de 24 estados brasileiros e de países como Portugal e Moçambique.
Será o encerramento de uma semana muito intensa, em que centenas de crianças e jovens, de vários municípios do Cariri, puderam realizar o sonho de ir ao cinema pela primeira vez, em caravanas organizadas pelo Festfilmes. Os sorrisos, a alegria, a emoção, a curiosidade, a expectativa estavam no rosto de cada criança e jovem que conferiu as sessões da Mostra Animada, de quarta a sexta de manhã, com sequência neste sábado, 9h30. O mesmo aconteceu com jovens e adultos nas sessões da tarde e da noite, com destaque para a abertura do festival na terça-feira, com a presença do consagrado diretor Halder Gomes e a exibição de seu filme “Cine Holliúdy”.
Neste sábado, 3/11, a programação continua de 9h30 até 22h, tendo como destaques a exibição de dois filmes intimamente relacionados ao Cariri: às 13h o público vai assistir a “O Pau da Bandeira”, de Pedro Wenceslau, documentário sobre a tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, um dos mais impressionantes encontros populares do Brasil, entre o sagrado e o profano.
Já às 19h30 deste sábado acontece a solenidade de encerramento do festival no Cariri, com a premiação dos filmes vencedores da Mostra Iracema (dedicada a filmes de realizadores cearenses ou residentes no Estado), fechando com a exibição do filme “Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro”, de Helder Martins, lançado em 1975. O filme mostra a primeira metade da vida e da obra religiosa de Cícero Romão Batista, padre que exerceu suas funções às margens das diretrizes da Igreja Católica, tornando-se um personagem político influente e um líder religioso fervorosamente adorado por milhões de fiéis até os dias de hoje.
“O Festfilmes tem entre seus objetivos a democratização do acesso ao cinema, como temos visto em muitas sessões nesta semana, ao longo da programação do festival no Cariri. Foram muitos os momentos de emoção, com os estudantes de tantas cidades do Cariri, além de muita gente do público em geral que teve a primeira oportunidade de entrar em um cinema”, ressalta Duarte Dias, cineasta, diretor do festival, curador do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e coordenador de política audiovisual da Secretaria da Cultura do Estado.
“Outro momento muito marcante sem dúvida será a exibição de ‘O Pau da Bandeira’ e de ‘Padre Cícero: Os Milagres de Juazeiro’, neste sábado que encerra o festival no Cariri. Tudo com entrada franca. Todos estão convidados”, complementa Duarte Dias.
Festival da pluralidade
Duarte Dias ressalta que o festival exibe 92 filmes, seguindo até sábado, 3/11, no Cariri, e depois continuando nas cidades de Redenção, Baturité e Fortaleza, até 21/11.
Cinema de graça o dia todo
A partir das 9h30 até perto de 22h, a população do Cariri está tendo acesso às sessões de cinema do Festfilmes, sempre com entrada franca.
Confira a programação completa, incluindo horários e sinopses dos filmes, no site www.festfilmes.com.br.
Mostras competitivas e paralelas
A terceira edição do FestFilmes é composta por 8 mostras de cinema, sendo 3 mostras competitivas e 5 mostras paralelas. As mostras competitivas são a Mostra Iracema, exclusiva para os realizadores cearenses ou residentes no Estado; a Mostra Nascente, que tem caráter nacional e exibe filmes de estreia de realizadores naturais ou residentes em qualquer município brasileiro; e a Mostra Atlântica, voltada para filmes de curta-metragem de realizadores naturais ou residentes em qualquer um dos países que compõem a CPLP: Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.
As mostras paralelas, por sua vez, dividem-se entre a Mostra Animada, voltada para o público infantojuvenil; a Mostra CPLP, composta por filmes que retratam aspectos históricos e culturais das nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a Mostra Retrospecto, com obras que se destacaram nas edições anteriores do festival; a Mostra Verde, com filmes com temática socioambiental, e a Mostra dos Festivais, que exibe filmes oriundos de festivais de cinema atuantes no âmbito da CPLP, desta feita destacando o Festival de Cinema de Jericoacoara – Jeri Digital, cuja sexta edição aconteceu em 2017.