Foto: Emannuel Vitoriano
Garantir o acesso aos bens, produtos e serviços culturais para quem vive distante dos grandes centros urbanos, irrigando com arte e cultura as veias vitais da região central do Ceará, é um dos objetivos do Humaitá Rock, um dos principais festivais independentes do Sertão Central cearense. O evento chega à sua 7ª edição no próximo dia 9 de novembro (sábado), a partir das 20h, na cidade de Senador Pompeu, com acesso gratuito e shows de artistas de diferentes regiões do Ceará. O festival oferece ainda uma feira de economia criativa com empreendedores da região.
Em 2024, o Humaitá Rock encerra a programação da Semana Cultural da Caminhada da Seca, programação em alusão à Caminhada da Seca, manifestação popular que integra o roteiro turístico do Ceará e celebra a devoção popular em memória das vítimas do campo de concentração do Patu em 1932. Nesta edição, o festival traz os shows de Cláudio Oliveira, David Rabelo e, ainda, um tributo a Chico Science e Nação Zumbi, conduzido pela banda caririense Tiro Certeiro, formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz.
O evento também vai contar com a Feira da Economia Criativa, espaço pensado para incentivar o empreendedorismo cultural e fortalecer a economia local, com presença de artesãos, lojistas, merchandising dos artistas e do festival, além da oferta do serviço de gastronomia e bares.
Realizado desde 2005, o Humaitá Rock visa promover uma programação plural, com a participação de artistas das mais variadas vertentes musicais, estabelecendo intercâmbio entre representantes da cena cultural do Sertão Central e de outras regiões do Ceará. “Desde as primeiras edições do festival, nós temos buscado dedicar uma atenção especial para a música alternativa e autoral cearense, sempre valorizando artistas da região Sertão Central, mas atentos ao que acontece na música em todo o estado”, explica Lucas Cavalcante, produtor e idealizador do festival.
A 7ª edição do Festival Humaitá Rock é realizada pelo Coletivo HR e Prefeitura Municipal de Senador Pompeu. Tem apoio do Hub Cultural Porto Dragão, por meio do programa Agência da Cultura, e da Casa de Saberes Cego Aderaldo, ambos espaços da Rede Pública de equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); do Sesc Ceará; e do Banco do Nordeste, a partir do Prodeter – Programa de Desenvolvimento Territorial.
“O Humaitá Rock é um festival que possui um histórico de fortalecimento da música e movimenta não só os artistas da cidade de Senador Pompeu, mas também bandas e serviços em toda a região. Ou seja, apoiar o festival é apoiar também os profissionais que trabalham e vivem da música, gerando emprego e renda. No Hub Porto Dragão, entendemos que é fundamental estimular as produções cearenses, dando vazão e potencializando a vasta produção artística do Ceará, por isso, temos trabalhado muito na descentralização do recurso do equipamento para todo o estado. Este é o nosso papel alinhado com as políticas da Secretaria de Cultura do Estado de fortalecimento do ecossistema da cultura em todo o Ceará”, afirma Leo Porto, Gestor Executivo do Hub Cultural Porto Dragão.
Desde a sexta edição, o festival tem programação totalmente gratuita e em praça pública, possibilitando a inclusão de mais ações e o alcance de novos públicos. “A gratuidade do evento tem nos permitindo observar a participação mais ativa dos jovens, nos dando feedback da importância do Humaitá Rock enquanto promotor da cultura no território, uma vez que ações desse tipo são cada vez mais concentradas em grandes centros urbanos. Observar essa adesão da juventude é bastante gratificante e nos fornece energia extra para dar continuidade ao evento”, finaliza Lucas.
CONHEÇA OS ARTISTAS
David Rabelo
Rock Nacional/MPB (Quixeramobim)
Habitando os mundos da música e da fotografia, David Rabelo é um artista quixeramobinense. Em 2018, começou sua carreira musical com shows em equipamentos culturais, eventos públicos e privados. Na companhia da banda composta por César Santos, Neném Morales e Ary Américo, David Rabelo apresentará ao público canções autorais do seu novo álbum “Mil versões”, que traz faixas que transitam entre os ritmos do pop, reggae, baião, rock e brega, junto ao repertório de grandes nomes da MPB e do Rock Nacional.
Cláudio Oliveira
Rock/Blues (Fortaleza)
O guitarrista, cantor, compositor e designer Cláudio Oliveira conta com mais de 30 anos de estrada e tem como grande influência estilos como o blues e o rock and roll. Dentre os muitos festivais que já participou, estão os renomados como, Canoa Blues e Jazz & Blues Guaramiranga. Atualmente encontra-se produzindo seu mais novo álbum de estúdio “Take Over”, com previsão de lançamento para o início de 2025.
Tiro Certeiro
Tributo a Chico Science e Nação Zumbi (Crato/Juazeiro do Norte)
Diretamente do Cariri Cearense, a banda Tiro Certeiro foi formada no ano de 2011 por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz. A banda busca relembrar o Manguebeat, que foi um dos mais importantes movimentos da música brasileira, imortalizado pelo mestre Francisco de Assis França, o Chico Science, junto com sua banda Nação Zumbi. Com o peso dos tambores e o ritmo alucinante dos frevos e maracatus misturados a uma guitarra agressiva e vibrante, a Tiro Certeiro treme por onde passa.
SERVIÇO
7ª edição do Festival Humaitá Rock
Data: 09 de novembro (sábado), a partir das 20h
Local: Praça Marcone Borges (Estação) – Senador Pompeu, Ceará
Gratuito
Mais informações: @humaitarock