É chegado o mês de setembro e com ele a primavera, uma das estações mais esperadas do ano. É nesse período que acontece a Primavera dos Museus, iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que chega à sua 11ª edição, com programação de 18 a 24 de setembro. Na capital cearense, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (FETRANS) é a instituição parceira do Ibram para realizar o evento e nesta edição promoverá atividades educativas em museus em parceria com o Museu da Indústria, fomentando a discussão do tema “Museus e suas Memórias”.
Na quarta-feira (20), alunos da Escola EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha participarão de uma visita monitorada nas exposições sobre a história do transporte de passageiros no Ceará, no Centro Cultural FETRANS, e nas exposições sobre a história da indústria do Ceará, no Museu da Indústria. A Federação promoverá ainda ação educativa em seu Centro Cultural, na quinta-feira (21), com alunos da Escola EEFM Maria Menezes de Serpa com debate sobre o tema “Museus e suas Memórias” e visita monitorada nas exposições sobre a história do transporte de passageiros no Ceará.
Neste ano, mais de 900 museus de todo país oferecerão ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.
O Centro Cultural da FETRANS está aberto à visitação da comunidade. Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a história do transporte no estado podem conferir as exposições de segunda à sexta, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas, no SEST SENAT Fortaleza (Rua Dona Leopoldina, 1050 – Centro).
Programação no Museu da Indústria
O Museu da Indústria realiza, entre os dias 19 e 24 de setembro, no âmbito da Primavera dos Museus, uma mesa redonda, uma oficina e uma peça teatral. Os eventos são abertos ao público e gratuitos.
A mesa redonda “Um edifício muitas histórias: o prédio do Museu da Indústria e a Fortaleza do século XIX” acontece na terça-feira 19 de setembro, de 14h30 às 16h30. No sábado (23), de 13h às 17h, acontece a oficina de xilogravura com o Mestre João Pedro, autor da coleção “Xilogravuras Indústria Cearense”. As inscrições podem ser feitas no site do Museu da Indústria. A programação encerra no domingo (24), às 10 horas, com a exibição da peça teatral “Do Siará ao Ceará: uma expedição poética pela industrialização”, e a inscrição também pode ser feita no site do Museu.
- postado por Oswaldo Scaliotti