A FortBrasil vem alcançando resultados significativos diante do cenário econômico brasileiro. A mais nova conquista é o crescimento em confiabilidade de crédito, elevando o FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), da Fintech FortBrasil, de BBB- para BBB+, o que demonstra que a FortBrasil está no caminho certo e segue em expansão, tornando-se ainda mais representativa no mercado financeiro. A reavaliação da nota foi atribuída pela Fitch Ratings, uma das três maiores e mais respeitadas agências internacionais de classificação de risco de crédito do mundo.
Segundo Augusto Félix, gerente Financeiro da FortBrasil, essa nova avaliação traz ainda mais segurança aos seus investidores. “Essa é uma conquista muito importante, pois é avaliado o grau de confiança em um determinado investimento. Subimos duas classificações, isso demonstra que estamos no caminho certo”, ressalta.
Entenda a nova classificação
A Fitch Ratings é uma das mais tradicionais agências de classificação de risco de crédito do mundo, sendo especializada em avaliar empresas em relação a sua classificação de risco. A nota é atribuída a partir de análises técnicas quantitativas, como análises de balanço, de ambiente externo, fluxo de caixa e projeções estatísticas, percepções sobre o emissor e seus processos e questões jurídicas.
A Fitch classifica todos os países do mundo, e suas empresas mais relevantes, em dois grandes grupos: aqueles que possuem grau especulativo e aqueles que possuem grau de investimento.
Dentro de cada um desses dois grandes grupos, são atribuídas notas quanto ao risco de crédito, também conhecidas como ratings. No sistema de classificação de risco de crédito adotado pela Fitch, a nota mais baixa de todas é a D, que está situada na categoria de risco alto de inadimplência, juntamente, em ordem crescente, com as notas C, CC, CCC. Em seguida são atribuídas as notas da categoria de especulação, em ordem crescente, B-, B, B+, BB-, BB e BB+. Essas duas categorias formam o grupo especulativo.
Por outro lado, a nota mais baixa do grupo de investimento é a nota BBB-, considerada juntamente com BBB, BBB+, sendo classificada como qualidade média de investimento. Seguem-se, em ordem crescente, as notas de maior grau de investimento A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA.
FIDC FortBrasil
O FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) Fortbrasil é uma securitização de recebíveis existentes e performados, relativos a compras e financiamentos realizados com cartões de crédito emitidos pela Fortbrasil. Estes cartões são nacionais, de bandeira própria, e voltados a clientes de redes varejistas, com foco nas classes C e D.
O FIDC da FortBrasil emitiu, durante mês de junho, a 2ª série de cotas sêniores, trazendo R$ 65 milhões de novos investimentos. O fundo de investimento da Fintech foi estruturado para atuar exclusivamente na aquisição de seus recebíveis e assim como na 1ª série de R$ 95 milhões realizada no ano passado, essa captação ocorreu por meio de operação de securitização de recebíveis. Dessa forma, a integralização dos novos recursos para a FortBrasil ocorrerá de forma gradativa até o final do ano.
Sobre a Fortbrasil
Atuando desde 1994 na prestação de serviços financeiros, a Fortbrasil consolidou-se como especialista na administração de cartões Private Label co-branded, aqueles que levam a marca própria do estabelecimento com a bandeira Fortbrasil. Ao longo desses anos, construiu parcerias de sucesso com clientes e lojistas e hoje atua em diversos estados do Nordeste, Centro Oeste e Sudeste do Brasil com os seus mais de um milhão e quatrocentos mil clientes.
Desde setembro de 2018, a Fortbrasil atua com um cartão virtual em parceria firmada com aplicativo pelo qual usuários localizam os estabelecimentos credenciados com as ofertas em cashback que lhes interessa e, após o consumo, parte do dinheiro é recebida de volta no próprio aplicativo. A parceria com a Fortbrasil permitiu a administração de um cartão de crédito completamente virtual sem a necessidade do plástico, garantindo aos usuários a realização de compras e de pagamentos na função crédito.