À medida em que o Carnaval se aproxima, o setor de moda se prepara para receber uma onda de oportunidades e inovações, oferecendo aos consumidores uma variedade de opções para celebrar a festa mais animada do Brasil com estilo e criatividade. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no estado do Ceará (SindConfecções), a expectativa é um aumento de 20% nas vendas do segmento este ano.
Isso significa que, para além do crescimento nos setores de turismo, bares, restaurantes e rede hoteleira, o carnaval também é uma data importante para o segmento dos fabricantes de moda. O feriado acontece na terça-feira, 13 de fevereiro, e os preparativos estão a todo vapor. Daniela Branquinho, gerente de marketing do Estação Fashion, destaca o trabalho dos empreendedores que pesquisam as tendências para atender à demanda dos consumidores e abastecer o mercado com produtos que acompanham as novidades do ano.
“Quando as peças chegam às vitrines das lojas do varejo, elas já foram pensadas e estão sendo trabalhadas pelos fabricantes de atacado, que, de forma antecipada, visualizam as oportunidades que serão abordadas e terão a preferência em cada período ou estação”, analisa. Entre os itens que colaboram para o crescimento das vendas, a gerente de marketing especializada no mercado de atacado de moda lista os segmentos de moda praia, acessórios temáticos, fantasias, roupas feminina e infantil.
A fabricante de moda feminina, Eliane Dote, conta que se preparou para ter boas vendas voltadas para o carnaval desde o ano passado, vendo as tendências da moda e observando a procura dos clientes. “As principais peças ainda são os croppeds como também os kimonos, que deram um novo visual com suas cores vivas”, afirma.
Com a expectativa de zerar o estoque, Eliane viu o número de clientes aumentar este ano e a coleção recém-lançada da marca Celícia Oficial já está acabando. “Tenho um número bom de funcionários, não foi preciso aumentar, mas mantive a equipe focada para que tivéssemos um maior desempenho e a coleção saísse logo. Graças a Deus a expectativa é 100%, lançamos a coleção e estamos com excelentes resultados”, conclui.
Para os fabricantes de moda, o carnaval começa no ano anterior e para os diferentes tipos de consumidores, essa comemoração, dependendo do grau de disposição, tem início nas festas de pré-carnaval e só termina depois da quarta-feira de cinzas. Como maior manifestação cultural do País, a festividade movimentou, em 2023, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais de R$ 8,18 bilhões em receitas.
Diante desse cenário, Daniela Branquinho ressalta que “seja para quem vai cair na folia ou aproveitar para relaxar, esse período movimenta a economia e todos setores devem se preparar para atender ao público e conseguir ter o melhor lucro para os seus negócios”, pontua.