De 29 de agosto a 01 de setembro, a Cia. Dita abre seus processos de criação para atores, atrizes e demais artistas das artes cênicas, no Hub Cultural Porto Dragão.
Iniciadas ainda no mês de julho de 2023, a Cia. Dita vem realizando uma série de ações em comemoração aos seus 20 anos de trajetória no campo da dança e das artes. No último dia 01 de agosto, a Cia. realizou uma demonstração técnica de seus processos de criação para alunas e alunos do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes, como parte do projeto de manutenção, apoiado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza, através do IX Edital das Artes de Fortaleza, e apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do XII Edital Ceará de Incentivo às Artes.
E dando continuidade às ações integrantes deste projeto, nos dias 11 e 12 de agosto, a Cia apresentou a remontagem de seu primeiro espetáculo, De-Vir, às 19h no Teatro B. de Paiva, no Hub Cultural Porto Dragão.
Para o diretor da Cia, Fauller, este é um importante momento para pensar sustentabilidade, sobrevivência e permanência de grupos e coletivos ao longo das décadas, em tempos onde as obras passam por processos de direcionamento para adequação, seja em editais, seja a equipamentos: “É quase um milagre que uma obra de dança no Brasil consiga completar tanto tempo em cena e isso nos põe para pensar sobre o tempo de um trabalho. Qual o prazo de validade das obras que criamos?”, comenta.
Agora, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a Cia. realiza oficina de dança, ministrada por Fauller e Wilemara Barros, para atores, atrizes e artistes das artes cênicas com pouca experiência em dança, abordando princípios básicos de movimento através de sequências coreográficas, ocupação espacial, qualidades de presença na cena e breve visitação ao repertório do grupo. As inscrições seguem até próximo domingo (27) e podem ser feitas via formulário disponível nas redes da Cia Dita @ciadita_ e da Casa das POC Produções Criativas @casadaspocprodutora, que assina a produção executiva do projeto.
No dia 01 de setembro, finalizando as ações de manutenção, será realizada uma última demonstração técnica dos processos de criação dos espetáculos da Cia Dita, ambas ações, a partir das 14h, na sala de dança Flávio Sampaio, no Hub Cultural Porto Dragão.
Saiba mais sobre a Cia. Dita:
Cia.Dita – A Cia. Dita, uma companhia que reside e atua em Fortaleza desde sua fundação em 2003, é formada por um grupo de artistas independentes que atuam na área da dança contemporânea, dialogando com o teatro, o cinema, a literatura, a performance, a fotografia, a arquitetura e, mais recentemente, aproxima-se da agrofloresta como experiência de existir do corpo que dança.
Em dezembro de 2002, foi apresentado pela primeira vez o trabalho de estreia da Cia Dita, De-vir, que completa 20 anos. Esta obra foi lançada em celebração ao momento em que Fauller, diretor da Cia. Dita, cumpria sua formação como coreógrafo no Colégio de Dança do Ceará, pelo Instituto Dragão do Mar.
O espetáculo estreou com a Cia. Dita, através do extinto Projeto Quinta com Dança, no Teatro Dragão do Mar. Um espaço importantíssimo para a classe de dança, por tratar-se de vitrine para novos trabalhos e experimentações. Este foi o cenário onde nasceu a Cia Dita, que ao longo dos últimos 20 anos, manteve sessões lotadas com seus espetáculos por meses consecutivos, ganhando destaque na mídia impressa em todas as ações que desenvolve. A partir da bem sucedida trajetória, a Cia Dita, ganhou projeção no cenário nacional, participando dos principais festivais de dança contemporânea do país, como: Panorama Festival – RJ, FID – Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte, Festival Internacional de Joinville, Bienal Internacional de Dança do Ceará, Festival Nacional de Dança do Cariri, Festival Viva Dança – Salvador, Festival Mova-se – Manaus, Mostra Fora do Eixo – São Paulo, se apresentando em quase todas as capitais brasileiras, através da Circulação Nacional do Palco Giratório / SESC, e também fora do Brasil, em países como: Argentina, Chile, Uruguai, Alemanha e Cabo Verde.
Os espetáculos da Cia Dita também são material de pesquisa para uma série de textos acadêmicos, e incursionando por eventos de filosofia e no cinema, pois, trechos de suas estruturas coreográficas foram inseridos no longa-metragem do cineasta cearense Rosemberg Cariry, Siri-Ará, cujo lançamento mundial foi em 2008.
Serviço:
Oficina: Procedimentos de Criação, com a Cia. Dita
Quando: dias 29, 30 e 31 de agosto, às 14h
Demonstração Técnica: Repertório Cia. Dita
Quando: dia 01 de setembro, às 14h
Local onde acontecerão as duas atividades: Sala de Dança Flávio Sampaio – Hub Cultural Porto Dragão. R. Bóris, 90 – Centro, Fortaleza – CE
Inscrições no link: https://docs.google.com/forms/
Mais informações: