A pesquisa da Transparência Internacional avaliou os portais das 26 capitais brasileiras
O município de Fortaleza é destaque entre as capitais brasileiras com maior grau de transparência nas ações de combate ao Coronavírus, conforme ranking elaborado pela Transparência Internacional que avaliou, entre diversos quesitos, o acesso pleno, ágil e simples às informações sobre compras emergenciais em relação à COVID-19.
No Brasil, somente cinco capitais conseguiram ficar com avaliação entre ótimo e bom, tendo Fortaleza conquistado o 4º lugar. A entidade avaliou os portais das 26 capitais, aplicando pontuações de 0 a 100, no qual as mais transparentes foram aquelas cidades que mais se aproximaram da nota máxima. A classificação conceitua a nota em ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. A Prefeitura de Fortaleza, desde o início do enfrentamento à covid-19, tem adotados várias ações para assegurar a transparência dos processos de aquisição e contração de serviços.
O prefeito Roberto Cláudio criou, por exemplo, o comitê de Controle Interno, Transparência e Governança, além da elaboração do hotsite coronavirus.fortaleza (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br/transparencia.html) e a criação de uma área exclusiva no Portal da Transparência com divulgação dos contratos firmados, processos de aquisição, despesas aplicadas e instituição de uma ouvidoria, permitindo ao cidadão exercer controle social sob a gestão pública municipal.
Para a secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, Luciana Lobo, a transparência também é uma estratégia para se enfrentar o coronavírus. “Neste momento em que governos têm ampliado os gastos públicos por força das ações de enfrentamento à pandemia, é necessário expandir também a transparência. Dessa forma, temos assegurado para o cidadão a adoção de medidas corretas da aplicação dos recursos públicos e uma fonte de informação segura para a checagem de dados divulgados em redes sociais”, ressaltou Luciana.
Saiba mais – A Transparência Internacional é uma organização não-governamental internacional, presente em mais de 100 países, que tem desenvolvido pesquisa e estudos, além de buscar ferramentas e soluções anticorrupção. A TI está no Brasil com uma equipe de profissionais brasileiros que atua em colaboração com o Secretariado em Berlim e os demais países onde a organização está presente. Desde 2016, a organização possui no Brasil uma estrutura própria formada por uma equipe executiva e um Conselho Deliberativo.