Técnica já estabelecida e conhecida por medir a identidade química e a estrutura dos materiais em várias indústrias, incluindo produtos farmacêuticos, produtos químicos finos, minerais e alimentos, a Espectroscopia Raman cada vez mais amplia seu grau de aplicação ao cotidiano das pessoas. Por isso, tornou-se uma área de vastos estudos científicos, tendo o Brasil, em geral, e o Ceará, em particular, se constituído núcleos de destaque mundial em pesquisa. Das diversas técnicas de Espectroscopia existentes, a Raman (criada em 1928 por pelo cientista indiano Chandrasekhara Venkata Raman) é uma das mais reconhecidas, a ponto de manter um evento bianual que reúne cientistas, pesquisadores e professores de vários países.
Realizado pela primeira vez na América Latina, a Conferência Internacional de Espectroscopia Raman chega à sua 25ª edição e reunirá em Fortaleza (CE), de 14 a 19 de agosto, na Fábrica de Negócios – Hotel Praia Centro, cerca de 400 especialistas de mais de 15 países e de diversas áreas e atuantes nesta especialidade. A Conferência irá proporcionar um ambiente para aprofundar as discussões científicas de técnicas baseadas em Raman, bem como para o intercâmbio científico entre líderes mundiais neste campo com jovens cientistas e estudantes que, idealmente, irá semear novas colaborações. “A realização da 25a Edição da Conferência Internacional de Espectroscopia Raman no Brasil, e em Fortaleza em particular, demonstra o reconhecimento da comunidade internacional à liderança e competência científica do Brasil bem como do grupo de pesquisa de espectroscopia Raman do departamento de Física, que foi instalado no final da década de 70.”, diz o professor Antonio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e um dos coordenadores da Conferência.
A realização é da Universidade Federal do Ceará (UFC), anfitriã do encontro, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP), os três Estados onde a pesquisa na área é mais avançada no Brazil, com trabalhos científicos publicados e pesquisas tanto no campo da ciência báscia quanto da aplicação prática da técnica de espectroscopia Raman. A coordenação dos trabalhos científicos está a cargo dos Profs. Antonio Gomes Souza Filho (UFC), Ado Jorio (UFMG) e Marcos Pimenta (USP), todos do Departamento de Física de suas universidades, e da Profa. Dalva L. Faria, do Departamento de Química da USP. A Ikone Eventos é empresa que assessora a organização do evento.
Entre os diversos temas de conferências e trabalhos científicos estão a aplicação da técnica Raman no estudo de fármacos e proteínas, por meio do uso de raio laser; na identificação e diagnóstico de lesões malignas em células e que podem distinguir com maior precisão e rapidez entre as células cancerosas, pré-cancerosas e tecidos normais; no uso em Ciência Forense, para a identificação de substâncias desconhecidas; e até mesmo a aplicabilidade da técnica nas áreas de artes e patrimônio, identificando os materiais originais (tintas, pigmentos, materiais, entre outros) em obras de arte ou arquitetônicas e de patrimônio histórico.
* 25ª Conferência Internacional de Espectroscopia Raman
400 cientistas de mais de 15 países
Realização: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP)
Data: 14 a 19 de agosto
Local Fábrica de Eventos – Fortaleza (CE)
Horário: Manhã e tarde
- postado por Oswaldo Scaliotti