A Ambev, empresa que criou a primeira garrafa PET 100% reciclada do Brasil, inaugura nesta segunda-feira (16) o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis da cidade. O PEV vai funcionar dentro da Escola Estadual de Educação Profissional Darcy Ribeiro, no bairro Vila Pery. A iniciativa é uma parceria da Ambev com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, da Rede de Catadores do Ceará e da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia.
O ponto de entrega pode receber até 3,135 toneladas de resíduos por dia. Levando em consideração que o PEV estará na rota de coleta seletiva diária da cooperativa Rosa Virgínia, entidade apoiada pelo Programa Ambev Recicla, a projeção é recolher 62,7 toneladas de materiais recicláveis por mês. Ao todo, serão beneficiados com o PEV mais de 10 mil moradores do entorno do ponto. O PEV faz parte do Programa Ambev Recicla, que em Fortaleza já atua em parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (SOCRELP), da região da Barra do Ceará e a Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia (Grande Mondubim), que vai gerir o PEV da Vila Pery.
Ao colocar o ponto de entrega dentro de uma escola, o projeto quer estimular a educação ambiental e levar os cuidados com o meio ambiente para a prática. “A Escola Estadual Darcy Ribeiro tem um ano de construção e está no seu primeiro ano de atividade. Os alunos estudam agrimensura, agroindústria, nutrição e paisagismo. Hoje ela possui 380 alunos, mas no ano que vem serão 580. O PEV vai integrar um projeto de relacionamento dos alunos com a comunidade do Loteamento Santa Terezinha (Vila Pery). Estão previstos uma série de mutirões de sensibilização porta a porta, onde cada aluno ficará responsável por abordar cinco casas, incentivando os moradores a encaminhar o material para o PEV, que ficará na entrada da escola. Só com essa ação teremos quase 2.000 pessoas abordadas”, comemora Simone Veltri, gerente de sustentabilidade da Ambev.
No ato de inauguração, também confirmaram presença a Superintendente de Escolas Estaduais das regionais 4 e 5, Vitoria Maria Cunha, o vereador Antônio Henrique (PROS) e representantes da Rede de Catadores do Ceará.
PEVs pelo Brasil
Atualmente, existem 14 Pontos de Entrega Voluntária do Ambev Recicla em quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Manaus. Além do Ceará, até o fim do ano será inaugurado mais um PEV no Paraná. Juntos, eles coletam mais de 200 toneladas de materiais recicláveis por mês, beneficiando milhares de famílias que atuam na cadeia da reciclagem.
Sobre o Ambev Recicla
Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo.
O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1992.
Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: (1) educação ambiental, (2) apoio às cooperativas, (3) pontos de entrega voluntária de resíduos, (4) fomento ao movimento reciclagem e (5) embalagens sustentáveis.
Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de mais de 60 cooperativas modelo em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão, doação de equipamentos e melhorias de infraestrutura, estimula a atuação em rede com outras cooperativas e facilita o acesso à indústria recicladora, visando o aumento na geração de renda dos catadores.
O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros.
· Inauguração do primeiro Ponto de Entrega Voluntária de Fortaleza
Onde: Escola Estadual de Educação Profissional Darcy Ribeiro – Rua Cônego de Castro, 4827 – Vila Peri, Fortaleza/CE
Quando: 16 de Novembro
Horário: 12h
- postado por Oswaldo Scaliotti