Com base nesta lógica, a administradora de cartões de crédito Fortbrasil desenvolveu e pôs em teste, no ano passado, um modelo de fatura personalizada, o Transpromo, para se aproximar, ainda mais, de seu público e atender suas necessidades. Após um ano de estudos, a ferramenta foi lançada oficialmente para todos os usuários do cartão Fortbrasil, em agosto deste ano, sendo considerada pela empresa um grande salto em inovação de mercado. O sistema pretende juntar dados transacionais com mensagens promocionais ou institucionais, relevantes e específicas para quem as recebe. “Dessa forma, o nosso parceiro poderá se comunicar diretamente com o consumidor final, com anúncios de serviços personalizados nas faturas. Eles também podem oferecer produtos de acordo com o perfil, necessidade e interesse dos clientes, por exemplo. Esse tipo de ação é muito positiva para as organizações e, também, para os usuários, que passam a obter serviços mais condizentes com o que precisam”, explica o diretor de Operações da Frotbrasil, José Pires Neto.
Para desenvolver o Transpromo, a empresa investiu seus recursos em inteligência de mercado, por meio do Big Data, que congrega informações estratégicas de toda a sua base de clientes, constituindo um diferencial para a realização de ações de marketing e de relacionamento. A expectativa da empresa com esse novo modelo de fatura, exclusiva e personalizada, é aumentar a venda por cliente em 10% acima da inflação, no período de 12 meses, e melhorar o relacionamento e fidelização dos clientes.
Como Funciona?
A fatura Transpromo nada mais é do que a combinação de documentos transacionais, como boletos, contas, extratos e faturas de cartão de crédito, com um anúncio de serviço colorido e personalizado via banco de dados (Big Data), utilizando o conceito de VDP, do inglês Variable Data Print, ou Impressão de Dados Variáveis.
Diferentemente da oferta ou propaganda carona, que é mais utilizada pelas administradoras de cartões no Brasil, e inserida no mesmo envelope da fatura, o Transpromo é feito por meio do gerenciamento do espaço em branco da própria fatura ou documento, para a personalização exclusiva do anúncio ou da promoção, para cada cliente. Essa combinação é orientada pelo banco de dados, onde fica registrado e apontado o perfil do cliente, suas preferências de compras, de lojas, de preços, serviços e produtos. Um verdadeiro “mapeamento” da inclinação, simpatia e predileção de cada um dos usuários dos cartões Fortbrasil.
Nos documentos Transpromo as faturas possuem um design diferenciado e um diálogo direto com os indivíduos, já que a comunicação de marketing de cada fatura é personalizada de acordo com cada perfil.
Em parceria com duas empresas, uma de tecnologia, a GMC, e a Oficina de Valor, de inteligência de mercado, a Fortbrasil saiu à frente de seu tempo com uma iniciativa inovadora, utilizando sua fatura como elemento central na comunicação personalizada, oferecendo aos seus usuários uma alternativa inteligente e visual. “Após entender melhor o perfil do nosso cliente, foi necessário automatizar a comunicação, por meio da fatura, de forma clara, eficiente e robusta. Como as ofertas e as preferências de nossos clientes mudam frequentemente, buscamos uma solução que pudesse ser pilotada pela nossa área de inteligência de Mercado e Marketing, de forma a aprimorar o relacionamento com o cliente final. Com o Transpromo é possível tratar cada cliente de uma forma específica e inteligente. Sabemos o que é melhor para cada cliente e conseguimos nos conectar em um dos mais importantes canais de comunicação: nossa fatura mensal”, afirma José Pires Neto.