É cearense a franquia de fitness para mulheres que domina o mercado de academias da América Latina, acumulando o maior número de negócios realizados, segundo números da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com atuais onze unidades comercializadas em Fortaleza, entre academias Tonu’s e Woman’s, o Tonu’s Fit Group já desbancou franqueadora norte-americana que, até três anos atrás, possuía casas em funcionamento na capital cearense.
Criadas em 2008 pelo educador físico Paulo Pontes, as academias do Tonu’s Fit Group inovaram ao oferecer uma proposta de fitness inteligente para as brasileiras. Nas academias convencionais, a metodologia aplicada pelos alunos nos movimentos é a de força explosiva e resistência, o que quer dizer levantar o peso rápido e descê-lo devagar.
Os programas de treinamento das academias Tonu’s e Woman’s – Circuito e Body Way – consideram a fisiologia do corpo feminino para promover resultados, expertise desenvolvida por equipe multidisciplinar de pesquisadores, educadores físicos e professores. Os treinos se baseiam na isocinética, princípio pelo qual os movimentos de subida e descida do peso executados pelas alunas despendem força e tempo iguais em sua execução.
Outra diferença é que as séries de exercícios não são regidas por fichas de papel. O tempo dos movimentos é sincronizado com as batidas das músicas que tocam durante os treinos. O principal objetivo em adotar a estratégia, explica Paulo, foi propor um treino que atenda às necessidades da biologia feminina, além de propor uma rotina de exercícios mais convidativa e motivante. “A mulher tem uma taxa menor de testosterona no organismo. O movimento baseado na isocinética demanda o trabalho de um maior número de fibras musculares, proporcionando resultados de hipertrofia, emagrecimento e definição muscular com mais eficiência e rapidez”.
Para os gestores do Tonu’s Fit Group, o sucesso dos programas de treinamentos se deve à propaganda espontânea que as próprias clientes fizeram no início do negócio. “Os clubes foram lotando e com isso vislumbramos a oportunidade de transformar em franquia”, diz Mateus Souza, executivo de marketing do Grupo.
Mercado fitness nacional e internacional
Paulo Pontes conta que já começou o negócio adotando tendências e configurações tendo em vista entrar no mercado fitness internacional. “Montamos um time de consultores e gestores em empresas conveniadas para fazer um plano de negócio que possibilitasse oferecer um produto atrativo para o público brasileiro e um modelo que pudesse ser replicado em qualquer estado do País ou nação do mundo”.
Em 2013, números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) deram mostras de que o Grupo é a franquia do segmento fitness para mulheres com o maior número de unidades comercializadas na América Latina. O título proporcionou à marca participar da Feira de Franquias Internacional, na Argentina, a convite da ABF.
A rede Tonu’s Fit Group também tem franqueados em São Paulo, Maringá, Jundiaí, Boa Vista, Manaus, Roraima, Porto Alegre e outras cidades, totalizando mais de 40 unidades funcionando no Brasil. Foi apontada pelo UOL Negócios como a melhor rede de franquias para se investir em 2013 e 2014. As franquias do Tonu’s Fit Group são as únicas do segmento fitness para a mulher que possuem autorização para operar em 27 países da Europa, devido ao alto nível de qualidade.
*segundo números da ABF de 2013, ainda válidos em 2015.
Serviço
Tonu’s Fit Group – A maior franquia do segmento fitness da América Latina
Informações: www.tonusfitgroup.com
Fanpage: /TonusFitGroup
- postado por Oswaldo Scaliotti