Legítimos da Sustentabilidade 2016: Programa reconhece e certifica as melhores práticas sustentáveis de instituições brasileiras. Resultados são decorrentes de ação conjunta entre os setores público, privado e a comunidade
A Fundação Alphaville é uma das instituições que receberá, no dia 30 de junho, Selo Benchmarking: Legítimo em Sustentabilidade 2016, um dos mais respeitados reconhecimentos em Sustentabilidade do país.
A iniciativa que ganhou o selo do programa, “Dilema comum, solução compartilhada”, foi a mobilização bem-sucedida entre os setores público, privado e comunidade, com a facilitação do terceiro setor, para a resolução de um problema comum na cidade: a coleta seletiva. Com a mobilização de todos os interessados, a partir de suas possibilidades reais de atuação, foi criada uma cooperativa entre os catadores de lixo da região de Eusébio, no Ceará, com 20 associados. O que resultou em um aumento de renda para os catadores incluídos na associação de R$ 100,000 para R$600,00 ao mês, em média. A comunidade foi beneficiada com o atendimento de 50% dos munícipes com coleta seletiva porta a porta, na primeira fase, beneficiando 27.917 pessoas com o recolhimento de 30% dos materiais passíveis de reciclagem.
A participação da Fundação Alphaville, responsável pela mediação entre os setores, pela formação dos catadores e pela metodologia de educação ambiental comunitária, foi essencial para o andamento do projeto. “A ideia era promover a conscientização da população e o compromisso com a sustentabilidade no município, fazendo com que todos se sentissem envolvidos com a causa: catadores, comerciantes, setores público e privado e população em geral. Além disso, queríamos melhorar as condições de segurança e higiene da região e contribuir de forma assertiva com a renda dos catadores de materiais recicláveis, e, mais que isso, com o meio ambiente e a sustentabilidade local, ” comenta Graça Rodrigues, Coordenadora de Sustentabilidade da Fundação Alphaville no Ceará.
Além da reforma da Central de Triagem da cidade, a parceria entre a Fundação, os setores público, privado e a comunidade, organizou a logística da coleta nas ruas e, com a participação de 360 alunos do Programa Jovem Sustentável (outro projeto da Fundação Alphaville) e demais instituições municipais, foi realizado um intenso trabalho de mobilização comunitária para adesão da população ao novo sistema.
A Fundação Alphaville doou 20 mil sacos de ráfia de 100 litros e orientou a comunidade sobre como acondicionar os materiais recicláveis de maneira higiênica e segura, além de possibilitar a identificação dos demais resíduos, que continuarão sendo recolhidos pela AMMA (Autarquia Municipal de Meio Ambiente), atual responsável pela coleta de lixo na região.
Atualmente, o município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, gera cerca de 940 toneladas/mês de resíduos. Desses, aproximadamente 30% são materiais recicláveis, que, destinados da maneira correta, podem gerar benefícios sociais, ambientais e econômicos para a região.
A ideia é expandir cada vez mais o projeto, com atendimento de 100% da região em até um ano. Na edição 2016 do Benchmarking, especialistas de vários países avaliaram e selecionaram organizações e cases para o Ranking Benchmarking dos detentores das melhores práticas socioambientais do país. As organizações foram reconhecidas por tratarem a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação, portanto não paralisam seus projetos socioambientais em virtude de crise ou qualquer outro tipo de turbulência. Entendem a sustentabilidade como atitude responsável, e também competitiva.
Os cases Benchmarking passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas (mais de 350 cases) com livre acesso do país. Também são publicados em livros e revistas especializadas e de gestão, além de apresentados em encontros técnicos.
Sobre o Programa Benchmarking Brasil:
O Programa Benchmarking se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Já certificou 339 práticas de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 22 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade. Hoje, a iniciativa conta com 1 modalidade âncora (Benchmarking Senior) destinado ao público corporativo e 5 modalidades paralelas (Benchmarking Junior, Benchmarking Indicadores, Benchmarking Artes, Benchmarking Pessoas, e Hackathon MAIS) destinado ao público jovem, artistas e personalidades ativistas. Além das organizações, o Programa trabalha com outros públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de práticas disponível na internet, são 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) que são distribuídas gratuitamente para público interessado nesta temática. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor, 1o colocado, na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.
A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil conta com apoios importantes, tais como: Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Divulgação: diversos portais e revistas especializadas em sustentabilidade tais como: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e as Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie, parceiros nas modalidades Benchmarking Junior e Hackathon MAIS. O XIV Bench Day, ocasião em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos legítimos da sustentabilidade 2016 se realizará nos dias 29 e 30 de junho no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP.
Sobre a Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e nasceu em 2000, tendo como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Promovendo o desenvolvimento social e territorial sustentável, está presente em 22 estados brasileiros e trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação através dos pilares da sustentabilidade. Em 15 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 270 mil pessoas, por meio de seus mais de 180 projetos. Para saber mais acesse www.fundacaoalphaville.org.br