A Gerdau é a produtora de aço mais inovadora do País, segundo a 9ª edição do Prêmio Valor Inovação Brasil, promovido pelo jornal Valor Econômico. A companhia figura entre as 150 organizações brasileiras mais inovadoras, ocupando a 24ª posição no ranking geral, e é destaque na categoria mineração, metalurgia e siderurgia.
“A inovação é uma ferramenta estratégica e transversal para a sustentabilidade do nosso negócio e para o compartilhamento de valor com nossos clientes e demais stakeholders”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO)da Gerdau. “Hoje, somos uma empresa com um mindset ágil, capaz de inovar e de se transformar continuamente. Para moldar o mundo que queremos, vamos continuar investindo em tecnologia e empoderando pessoas que constroem o futuro”, conclui.
O Prêmio Valor Inovação Brasil reconhece as grandes companhias do País no tema da inovação. Assim como nas últimas edições, o prêmio foi baseado em pesquisa realizada com as empresas participantes, que faz o ranqueamento das 150 empresas com as melhores práticas de inovação no Brasil. O ranking Valor Inovação Brasil é realizado em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC, avaliando as práticas de inovação de organizações que atuam no Brasil em diferentes atividades econômicas baseadas em pilares como intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.
|
Sobre a Gerdau
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).