O ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, já confirmou presença na solenidade de abertura do congresso de radiodifusão Fala Norte Nordeste, no dia 04 de Setembro. Na ocasião, ele vai assinar o contrato de Migração de rádios AM para FM. O encontro é considerado um dos maiores congressos de radiodifusão do país e esse ano reunirá palestras, painéis, debates, workshops e feira de negócios, além da Jornada e Prêmio Aboio de Comunicação. Com o tema “Inteligência Criativa Para a Geração de Negócios da Comunicação”, o Fala Norte Nordeste tem o propósito de debater o que se pode fazer com a chegada das novas mídias, além de discutir como usar e de que forma chegar no melhor resultado para a Comunicação nas nossas regiões e no País.
No Brasil atualmente, das 1.781 emissoras AM existentes, 1.500 já solicitaram Migração para a FM. Isso representa cerca de 70% do total. A migração veio com o objetivo de fortalecer as emissoras de rádio que hoje são prejudicadas pelas interferências na faixa AM, o que prejudica a qualidade do áudio para o ouvinte e até mesmo inviabiliza a sintonia das estações. No caso das FMs, as emissoras terão mais qualidade para operar. No Ceará, desde 2013 (quando foi assinado o Decreto Presidencial N.º 8.139 pela então presidente Dilma Rousseff), 66 emissoras AM já solicitaram migração para FM, ou seja, cerca de 80%.
Fala Norte Nordeste 2017
O Congresso de Radiodifusão Fala Norte Nordeste 2017 debaterá importantes questões relativas aos novos cenários da comunicação: “O Fala N/NE pretende pensar o conteúdo e a integração das diversas plataformas de forma inteligente e criativa para obter os melhores resultados na comunicação”, explica Carmen Lúcia Dummar, presidente da Acert. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, realizada pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom), os meios de comunicação são acessados pela população em busca de notícias e entretenimento. A internet vem conquistando mercado e impulsionando novos negócios, redes sociais, e é também uma oportunidade de ampliação e fortalecimento para os veículos tradicionais. Entre os meios de comunicação mais acessados para se informar sobre o que acontece no Brasil, 63% indicaram a TV, 26% a Internet, 7% o Rádio e 3% os Jornais. É importante observar que dos 26% que acessam a informação através da internet, grande parte se alimenta nos sites dos veículos de comunicação tradicionais, que continuam sendo referência em credibilidade.
Fala N/NE 2017
Quando: 04 a 06 de setembro
Local: Fábrica de Negócios
Inscrições: www.falanortenordeste.com.br
Informações: 3246.1051 / 98970.8920 / 98970.8924 / acertrdtv@gmail.com / result@resultonline.com.br / apoio@resultonline.com.br
- postado por Oswaldo Scaliotti