O presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, visitou, no último dia 1º, na sede corportaiva da Gomes de Matos Consultores Associados para selar, pelo segundo ano consecutivo, o contrato com consultoria para 2019, e dá continuidade as estratégias que levaram aos excelentes resultados, dentro e fora de campo, em 2018.
O objetivo da parceria é o planejamento organizacional do time e a meta é torná-lo mais competitivo, com gestão comprometida com os resultados e aumentar o número de associados.
Na foto, por ocasião da visita de Marcelo Paz à sede da Gomes de Matos,
com presidente da Gomes de Matos, Eduardo Gomes de Matos, e seus sócios,
Arthur Lídio e Eduardo Hamdan, e o gestor comercial, Lucas Castro.
A Consultoria ajusta as metas periodicamente e faz todo o monitoramento das ações, além de adequar o perfil de cada gestor para que assim, seja possível desempenhar seu papel em favor do sucesso do clube como um todo. Inicialmente, foi realizado um estudo de mercado para conhecer quais as práticas bem sucedidas implantadas pelos grandes times nacionais e internacionais e adaptar à situação do Fortaleza.
Além disso, segundo o presidente da Gomes de Matos, Eduardo Gomes de Matos, é fundamental obter resultados fora de campo, deixar legado em termos de estrutura física, traçar objetivos nas perspectiva de seus públicos de interesse, e se estrutura financeiramente, ampliando fonte de receita e se planejando para gastar sempre menos do que arrecada. Premissa básica da gestão financeira.
Sobre a parceria Fortaleza Esporte Clube com a Gomes de Matos Consultores Associados
A Gomes de Matos Consultores Associados é a atual responsável pelo planejamento estratégico do Fortaleza Esporte Clube para 2018. Em meados do ano passado, o staff da Gomes de Matos se reuniu com a direção do time para traçar metas e ver tudo o que era possível fazer para que o time tivesse melhores resultados dentro e fora de campo. O propósito do planejamento é estruturar o time como negócio, torná-lo mais competitivo em termos de gestão e melhorar o resultado geral do time.
A ideia é que a Consultoria possa ajudar a gestão a se profissionalizar, não apenas o desempenho em campo, mas tudo o que move a conquista de um título, além de adequar o perfil de cada gestor para que assim, seja possível desempenhar seu papel em favor do sucesso do clube como um todo. Inicialmente, foi realizado um estudo de mercado para conhecer quais as práticas bem sucedidas implantadas pelos grandes times nacionais e internacionais e adaptar à situação do Fortaleza.
Um dos estudos que estão sendo realizados é o do perfil de consumo do torcedor, que serve para identificar o market share ou parcela do mercado no qual o Fortaleza está inserido e assim, medir possíveis ações para seu público-alvo, desenvolver ações promocionais e aferir o alcance e o poder que os torcedores têm e o que podem atrair em benefício do clube. Essa defesa é fundamaental no momento de buscar patrocínios, também. Isso pode ser lido como autosustentabilidade.
Além disso, é fundamental obter resultados fora de campo, deixar legado em termos de estrutura física, traçar objetivos nas perspectiva de seus públicos de interesse, e se estrutura financeiramente, ampliando fonte de receita e se planejando para gastar sempre menos do que arrecada. Premissa básica da gestão financeira.
O Fortaleza é uma instituição centenária e cada decisão tomada tem impacto sob a história do clube, então é importante se relacionar as ações com cada perfil e ter consciência de que os beneficios devem ser olhados sob várias óticas: do torcedor, de estrutura e das pessoas que fazem o clube (colaboradores, elenco, torcida, apoiadores, patrocinadores etc).
Segundo o consultor da Gomes de Matos, Arthur Lídio, um ponto importante é que a alta gestão compreenda que para fazer planejamento estratégico é necessário disciplina e se abrir às novas práticas de gestão sugeridas, em prol do sucesso do Clube como um todo. “A coesão é fundamental, neste momento, e o entendimento que só funciona se for implantado com o aval e das lideranças”, explica.
Sobre a Gomes de Matos Consultores Associados:
Com 22 anos de mercado, a Gomes de Matos é atualmente a maior consultoria do Norte e Nordeste. Premiada por três vezes consecutivas como uma das melhores empresas no segmento de serviços do Ceará, a consultoria foi fundada pelo empresário Eduardo Gomes de Matos e, desde então, vem se destacando no mercado pela excelência na formação de consultores e na prestação de serviços de qualidade.
Com filiais em João Pessoa e Teresina, a Gomes de Matos é especialista em customização de projetos para empresas de médio e grande portes. Entre as áreas que atua estão: Estratégia; Marketing e Vendas; Operações; Pessoas; Educação Finaceira; Educação Corporativa etc.