• Latest
  • Trending
  • All

GPA lança projeto de engajamento social no Sustainable Brands

27 de agosto de 2015
Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

24 de abril de 2025
Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

17 de abril de 2025
Portal Maracanet
ADVERTISEMENT
Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

17 de abril de 2025
Em novo projeto audiovisual, Dorgival Dantas celebra suas Raízes com grandes nomes da música

Em novo projeto audiovisual, Dorgival Dantas celebra suas Raízes com grandes nomes da música

17 de abril de 2025
Associados do Sindialimentos aprendem sobre como a Inteligência Artificial pode otimizar os processos das empresas

Associados do Sindialimentos aprendem sobre como a Inteligência Artificial pode otimizar os processos das empresas

17 de abril de 2025
Páscoa 2025: supermercados se adaptam à demanda cada vez maior por opções nutritivas

Páscoa 2025: supermercados se adaptam à demanda cada vez maior por opções nutritivas

17 de abril de 2025
Pub 5 Elementos divulga programação para o feriadão com atrações de rock e pop rock

Pub 5 Elementos divulga programação para o feriadão com atrações de rock e pop rock

17 de abril de 2025
Dra. Emanuela Mendes à frente do Escritório Nelson Willians Advogados em Fortaleza

Dra. Emanuela Mendes à frente do Escritório Nelson Willians Advogados em Fortaleza

17 de abril de 2025
Feijoada, chope artesanal e samba animam o sábado na Cervejaria Turatti 

Feijoada, chope artesanal e samba animam o sábado na Cervejaria Turatti 

17 de abril de 2025
Gastronomia autoral da Ahau Beach eleva experiência nas areias da Praia do Futuro

Gastronomia autoral da Ahau Beach eleva experiência nas areias da Praia do Futuro

17 de abril de 2025
Muriall lança clipe da nova música “Meu Talvez” e participa de programa na TV Verdes Mares

Muriall lança clipe da nova música “Meu Talvez” e participa de programa na TV Verdes Mares

17 de abril de 2025
Além do Tradicional: sabores que celebram a Páscoa 

Além do Tradicional: sabores que celebram a Páscoa 

17 de abril de 2025
  • Sobre
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • Contato
sábado, 24 de maio de 2025
Investe CE
  • Home
  • Editorias
    • Análise e Opinião
    • Economia e Negócios
    • Eventos
    • Política
    • Responsabilidade
No Result
View All Result
Investe CE
No Result
View All Result
Home Economia e Negócios Mercado

GPA lança projeto de engajamento social no Sustainable Brands

by Oswaldo Scaliotti
27 de agosto de 2015
in Mercado
0

O GPA, por meio da bandeira Extra, apresentará no Sustainable Brands 2015, o projeto “Viva Bairro – Construindo juntos um lugar melhor” cocriado em parceria com a Aoka Labs – uma empresa B certificada – Instituto Aromeiazero, OSCIP que atua na valorização do espaço público, e comunidades de bairros de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto tem como objetivo criar e apoiar ações de impacto socioambiental que envolvam as comunidades no entorno de lojas do Grupo, a partir do compromisso de Engajamento com a Sociedade, gerando valor compartilhado e o desenvolvimento local.

O projeto piloto está sendo realizado em cinco bairros (dois em São Paulo e três no Rio de Janeiro) e teve alguns critérios base, como ser desenvolvido em espaços públicos, ter as entregas serem abertas para a participação da comunidade, potencial de replicabilidade e viabilidade de execução. A metodologia consiste em três etapas principais: mapeamento e imersão nos locais, empoderamento das pessoas das comunidades e implementação por meio de oficinas e eventos públicos.

A primeira etapa durou cerca de 2 meses e consistiu em visitas às comunidades nos bairros do Jaguaré e Mooca (SP); Copacabana, Tijuca e Meier (RJ), para realizar um amplo mapeamento dos atores, instituições, iniciativas e espaços públicos locais. Equipes do Extra e dos parceiros Aoka Labs e Instituto Aromeiazero identificaram as potencialidades de cada região. “Nesta etapa, houve a preocupação de capturar tanto iniciativas que já estão gerando resultados positivos, quanto aquelas ainda em fase inicial ou que precisam de apoio para aumentar a escala de impacto”, diz Eduardo Souza, coordenador de sustentabilidade do GPA.

Com base nesse mapeamento, os próprios moradores, organizações e outras pessoas interessadas, com apoio do Extra e dos parceiros, participaram de momentos de imersão nos bairros, desconstrução dos olhares e percepções antigas, atividades de autoconhecimento e de conexão com o próximo e, por fim, prototipagem de iniciativas que gostariam de ver acontecer. Iniciou-se, então,  a etapa de criação e fortalecimento dos grupos de trabalho, com divisão dos papeis de cada agente para execução do projeto.

“Por vários dias foram feitos laboratórios de cocriação com as comunidades, para construirmos juntos um sonho de futuro para o bairro. Assim, foi criada uma agenda de temas relevantes para serem incentivados durante este ano”, comentou o coordenador.  “Buscamos sinergias entre estes temas relevantes das comunidades com os temas materiais do GPA, algo que fluiu muito bem e legitima nossos compromissos de Sustentabilidade. Em seguida fizemos as devolutivas in loco e iniciou-se o processo de criação dos Grupos de Trabalho. Esses grupos são bem importantes, pois geram o reconhecimento dos talentos das pessoas e fortalecimento de sua auto-estima para realizar o que sonham”, complementa. Também, estão sendo fortalecidas redes locais, que visam apoiar os Grupos de Trabalho principalmente através de ações de comunicação e divulgação das atividades e a conexão entre pessoas e parceiros interessados em contribuir com os projetos.

“A ideia é que o Extra, a Aoka Labs e o Instituto Aromeiazero sirvam como auxiliadores dos grupos de trabalho, e que a comunidade se sinta realmente proprietária dessas ações desenvolvidas. Eles elencaram as principais necessidades do bairro, tiveram as ideias, escolheram o que deveria ser realizado e é importante que se sintam responsáveis. Só assim o projeto se torna auto sustentável”, explica Souza. No Rio de Janeiro, a cocriação resultou no “Projeto Conexão Tabajaras & Cabritos”, “Projeto Ta Limpo” e “Projeto TUAS” (Tijuca Unida Artística e Sustentável), em Copacabana, Meier e Tijuca, respectivamente.  No Jaguaré, em São Paulo, o projeto cocriado é o “Praças Vivas” e no bairro da Mooca, também na capital paulista, é o “Praças dos Povos”.

Agora, o Viva Bairro está na etapa de implementação, com oficinas e eventos públicos, para desenvolver, formar e compartilhar os talentos e inovações dentro das comunidades.

Conheça os projetos:

Projeto Praças Vivas – Jaguaré – São Paulo: Visa ampliar a qualidade de vida das pessoas, aproximar os moradores da produção cultural local, ao mesmo tempo em que permite resgatar e fortalecer laços comunitários.

O projeto “Praças Vivas” é composto por ações de empoderamento dos moradores em relação ao espaço das praças Jd. Do Éden (Comunidade São Remo) e Praça do Telecentro (Comunidade Nova Jaguaré).

Projeto Praças dos Povos – Móoca – São Paulo: Demanda por áreas verdes e de lazer no bairro da Mooca, assim como estimular o cuidado e a convivência nos espaços públicos do bairro.

O projeto contará com ações de conscientização, oficinas, plantio e manutenção de três praças selecionadas pelo Grupo de Trabalho.

Projeto TUAS (Tijuca Unida Artística e Sustentável) – Tijuca – Rio de Janeiro: Revitalização da área do rio Trapicheiros visando criar uma nova história para aGrande Tijuca em relação ao rio e a unificação do bairro, elevando a qualidade de vida e o orgulho de viver nele, valorizando sonhos, talentos e recursos locais.

Desenvolvimento ao longo do ano de uma série de festivais que envolvem atividades culturais e de educação ambiental, gerando um sentimento de pertencimento dos Tijucanos em relação ao rio Trapicheiros. Em paralelo fomento ao turismo na Grande Tijuca através do desenvolvimento de roteiros turísticos de bike e à pé.

Projeto Conexão Tabajaras & Cabritos – Copacabana – Rio de Janeiro: Desenvolver o turismo de base comunitária integrando as atividades culturais e de reflorestamento/educação ambiental no morro dos Tabajaras e Cabritos, a partir de ações já existentes.

O projeto contará com ações de: aulas de grafite, implantação de horta comunitária, formação de jovens condutores turísticos, manejo e sinalização de trilhas e mapeamento de talentos locais.

Além disso, a criação de uma associação na busca pela sustentabilidade do projeto após os 8 meses é um dos eixos norteadores.

Projeto Tá Limpo – Méier Rio de Janeiro:  Conscientizar a comunidade ribeirinha que vive ao longo do Rio Jacaré (no percurso da nascente ao Campinho), situado no complexo do Lins, sobre a importância de se ter um ambiente limpo, bem como mostrar que um ambiente mais limpo pode ser alcançado com mudanças de comportamento e engajamento.

O projeto se utilizará de: murais de grafite com mensagens educativas, oficinas de teatro ambiental, oficinas de hip-hop e jongo, cineclubes ambientais, pesquisas locais para saber o que os moradores pensam, campanha de comunicação e mutirões de limpeza no rio, junto a Comlurb.

Sustainable Brands – Rio de Janeiro

O GPA irá apresentar o projeto “Viva Bairro” cocriado pelo Extra, em palestra e roda aberta de diálogo na manhã do dia 27 de agosto. Além disso, ativará o projeto entre todos os dias do evento, de 25 a 27 de agosto, para que os visitantes conheçam mais e possam conversar com os parceiros e moradores das comunidades que estão participando dos grupos de trabalho.

Os visitantes poderão ainda conhecer “in loco” o Viva Bairro, com visita ao Projeto Conexão Tabajaras & Cabritos em Copacabana. O tour guiado será realizado pela Aoka Labs com apoio do GPA durante a tarde do dia 27 de agosto.

* postado por Oswaldo Scaliotti

Tags: Aoka LabsExtraGPAInveste CEJangadeiroo projeto Viva Bairro – Construindo juntos um lugar melhorOswaldo ScaliottiSustainable Brands 2015Tribuna do CearáUol
Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti é jornalista formado pela UFC, MBA em Informações Econômicas e Financeiras pela FIA/BM&FBovespa e especialista em Assessoria em Comunicação pela Unifor. Foi eleito por duas vezes Melhor Profissional de Imprensa pela Apimec do Nordeste, tendo ainda conquistado vários prêmios jornalísticos nacionais, como Imprensa de Educação ao Investidor da BM&FBovespa, Prêmio BNB de Jornalismo e CDL de Jornalismo. Desde 2002, atua nos maiores jornais impressos e portais de notícias do Ceará. Contato: osnjornalista@gmail.com

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

23 de fevereiro de 2023
Maracanaú ganhará primeiro Circuito de Corrida Rua em 2023

Maracanaú ganhará primeiro Circuito de Corrida Rua em 2023

16 de agosto de 2023

CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS LOJAS DO ASSAÍ ATACADISTA DO CEARÁ PARA O FERIADO DE FINADOS

28 de outubro de 2022

Olá, mundo!

1

O Boticário retrata a sensibilidade da adoção no Dia dos Pais

0

Quais são seus talentos?

0
Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

24 de abril de 2025
Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

17 de abril de 2025
Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

17 de abril de 2025
Investe CE

Desenvolvido por Paulo Marques

Navegação

  • Sobre
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • Contato

Siga nosso Instagram

No Result
View All Result
  • Home

Desenvolvido por Paulo Marques

Esta página web utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar o seu consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.