Viver em contato com arte nunca é demais e se há o privilégio de unir mais de um estilo, melhor ainda! Essa é a aposta do Museu da Fotografia Fortaleza para o encontro entre fotografia e bordado, que irá proporcionar uma experiência cheia de afeto. Para cada figura, um ponto, e para cada ponto, linhas. É isso o que o Grupo Café com Bordado diz ser: linhas que, juntas, fazem surgir uma imagem, o coletivo se tornando um.
Bordar não é criar apenas padrões, mas saber deles os segredos: os colocar em caminho de fazer surgir algo que pode ser pedra, pássaro, familiar. Viver o bordado é praticar esta conversa, este tipo de união que só quem trabalha com as mãos, quem cria com as mãos, entende. No encontro acontecerá uma vivência coletiva, ressignificando imagens e memórias através de fotos sublimadas em tecido e intervenções bordadas. O Grupo Café com Bordados irá apresentar a técnica a ser trabalhada, introduzir o trabalho desenvolvido e um breve histórico de artistas que trabalham com fotografia e bordado. Se o(a) aluno(a) não souber bordar, não tem problema! Serão ensinados alguns pontinhos para o(a) participante se aventurar, e claro que o café não vai faltar! No dia 24 (sábado), cada inscrito deve enviar uma foto por e-mail, P&B ou colorida, para bordar suas próprias memórias durante a oficina. A experiência acontece a partir de 13h, com investimento de R$60,00. É um momento imperdível!
Grupo Café com Bordado – Surgiu em 2016, através de encontros na casa de uma das integrantes. A ideia era reunir bordadeiras para conversar, compartilhar histórias e memórias, além de aproveitar a companhia uma das outras, tomar um cafezinho e, claro, bordar. Os projetos são trabalhos em coletivo, assim como as obras não existem sozinhas: existem com aquilo que as compõem, tecidos em branco, bastidores, conversas, pessoas e memórias. Esta é a arte do Grupo e é isto o que fazem.
Sobre o Museu
Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO:
Oficina “Memórias Bordadas”
Data: 24/11 (sábado)
Horário: 13h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 | Varjota | Fortaleza – CE
Pré-inscrições: pelo e-mail inscricao@museudafotografia.com.br
Inscrições: R$60,00 (somente em dinheiro, presenciais, no Museu)
E-mail para enviar a foto de sua escolha: alangomesnasc@gmail.com
Mais informações: (85) 3017-3661