O Grupo Carrefour Brasil, líder do varejo alimentar, está investindo R$ 68 milhões em edital de bolsas de estudos e de permanência para pessoas negras em todo o país. Este é um dos mais importantes compromissos que a varejista assumiu no combate ao racismo.
O aporte representa o maior investimento privado já feito para reduzir a desigualdade racial e faz parte do compromisso de investir valores que chegam a R$ 115 milhões direcionados à educação e geração de renda para a população negra.
O edital já está disponível por meio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), e as universidades terão de 31 de agosto a 27 de setembro para se inscreverem. A iniciativa faz parte das ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e de permanência para cursos de graduação e programas de pós-graduação em instituições públicas e privadas.
“Esta é mais uma iniciativa voltada ao combate ao racismo estrutural, pela qual pretendemos estimular o desenvolvimento educacional de pessoas negras que estão ingressando ou que precisam de ajuda para custear os estudos em universidades públicas e privadas. Para além da graduação, o programa inclui cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, níveis educacionais que não costumam contar com ações afirmativas”, destaca Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Na distribuição das bolsas, poderão ser contemplados tanto estudantes de cursos de graduação e programas de pós-graduação em início de ciclo, como estudantes com ciclo em andamento. A inscrição dos cursos pelas instituições de ensino deverá ser efetuada exclusivamente por meio eletrônico, mediante o preenchimento de formulário pelo site “www.cebraspe.org.br”. Juntamente com o formulário, deverão ser enviados pelas universidades todos os documentos necessários para a comprovação das exigências indicadas no edital.
“Nosso objetivo é apoiar iniciativas de combate ao racismo e à discriminação, ampliando a oportunidade para que as pessoas negras possam ter a chance de cursar e concluir o nível superior, aprimorar habilidades, e se inserir no mercado de trabalho”, reforça o executivo.
O foco são cursos que possuem baixa representatividade de estudantes negros, como: ciências biológicas, medicina, odontologia, engenharias, direito, comunicação, ciências da computação, economia, administração e arquitetura e urbanismo. Esta lista inicial não exclui outros cursos.
Ações afirmativas e compromisso no combate ao racismo estrutural
O Grupo Carrefour Brasil, em 2021, lançou o primeiro ciclo de editais que contemplou cerca de 38 organizações de todo o país que lutam para combater o racismo na sociedade e na promoção e inclusão de negros e negras no mercado de trabalho. Além disso, a varejista, com o apoio da CUFA, selecionou 18 jovens de diferentes favelas de São Paulo, que já estão estagiando na companhia com até 80% da graduação ou curso de tecnologia custeados pela empresa.
Também investiu em um programa de aceleração de carreira voltado para profissionais negros: o Talentos do Futuro 2021 – Liderança Negra. Ainda na frente de capacitação, foi lançado o programa Transforma Tec, em parceria com a startup do ramo educacional DIO.me (Digital Innovation One), que disponibilizou 300 vagas para bolsas de estudo com foco em Desenvolvimento Fullstack Java, React e Cloud para pessoas negras de todo o país, com idades entre 18 e 30 anos.
Já em relação ao trabalho de aceleração de empreendedores negros, foram incluídos novos fornecedores para a varejista, “Hoje, algumas de nossas lojas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, além de nosso e-commerce, já contam com a venda dos produtos de mais de 12 empreendedores negros”, finaliza Vicente.
As ações da companhia estão disponíveis no site https://naovamosesquecer.com.br/pt/
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 46 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), Sam´s Club (Clube de compras) e BIG (hipermercado e supermercado), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de mil pontos de vendas. Com faturamento de R$ 81,2 bilhões em 2021 e mais de 150 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2021, a receita global da companhia totalizou € 81,2 bilhões. Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.