Com o mote “transforme agora”, o Grupo Marquise e a Ecofor Ambiental vêm transformando pontos de lixo da cidade em jardins verticais. Até o momento, cinco jardins foram implantados: três na Barra do Ceará e, essa semana, outros dois, no Jangurussu. A ação faz parte de um amplo programa de educação ambiental, o Ecocidadão. Como iniciativa do programa, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, a equipe de educadores ambientais da Ecofor estará no bairro Jangurussu, na Praça Sítio São João, com jogo educativo e distribuição de revistinha interativa, voltada a crianças, com atividades que informam sobre a correta disposição dos resíduos sólidos. No sábado (22), haverá apresentação da esquete musical “Sou um Ecocidadão”, com o Grupo Bagaceira, às 19h.
Para o diretor geral de operações de serviços ambientais do Grupo Marquise, Hugo Nery, se cada cidadão cuidasse de sua rua de forma correta, hoje não teríamos um problema ambiental macro.“Infelizmente, ainda é comum observarmos pessoas depositando resíduos em dias e horários que não correspondem aos da coleta domiciliar”, afirma Nery.
A transformação dos pontos de lixo em jardins verticais ocorre junto a ações de conscientização ambiental com a comunidade, para evitar que o problema volte a acontecer. A equipe de educadores ambientais da Ecofor conversa com os moradores, com o objetivo de que adotem os jardins, cuidando das plantas e atuando como fiscais voluntários.
Os cinco jardins foram instalados nos seguintes endereços:
Barra do Ceará:
Rua Flor do Lírio, esquina com Rua Tulipa
Rua Adolfo Sales, esquina com Av. Cel. de Carvalgo
Rua Araken
Jangurussu
Rua Verde 39 x Rua Doze.
Rua 40 x Rua 37.
Sobre o Ecocidadão
O programa Ecocidadão, trabalho de conscientização ambiental realizado pela Ecofor desde 2010, leva ações de sensibilização sobre a correta disposição de resíduos sólidos e sobre formas de redução da incidência de lixo solto às maiores zonas geradoras de lixo e aos bairros com maior incidência de pontos de lixo. A iniciativa abrange ações como fixação de placas proibitivas nas comunidades atendidas, educação ambiental porta a porta, reuniões com líderes comunitários, implantação de gari comunitário e projeto de grafitagem.
Em 2015, o Ecocidadão nas Escolas, um dos braços do programa, impactou 38 mil crianças e 520 professores em quatro meses de atividade. A edição consistia em esquete musical, elaborada pelo Grupo Bagaceira, e revistinha interativa.