Os clubes cearenses fecharam a temporada 2021 em destaque, com classificações históricas para a Libertadores e Copa Sul-Americana. Parte desse trabalho vitorioso se deve ao trabalho fora do campo, principalmente no fortalecimento institucional e do caixa das equipes, algo que pode ser visto com parcerias inovadoras, como aquelas ligadas ao licenciamento das marcas. O mais novo caso é a parceria de Ceará e Fortaleza com o Grupo SL, que lançou o macarrão Puríssima Time, trazendo referências ao Tricolor de Aço e ao Vovô.
A iniciativa do Grupo SL insere de vez os gigantes cearenses no ramo alimentício e os produtos já podem ser encontrados nas prateleiras da rede Atacadão no Estado. “Nossa intenção é levar a paixão pelos clubes para a mesa dos torcedores por meio deste produto, no caso o macarrão. Entendemos que quando se transmite amor e se traz essa experiência para o dia a dia do consumidor acaba por criar um contexto de pertencimento, de valorização de torcida e marca, ainda mais em uma boa temporada para ambos. A ideia tem tido enorme procura e repercussão, uma prova de que o licenciamento é relevante, o torcedor adquire o produto já pensando também em dar retorno ao clube do coração. Mais que uma embalagem, você vende conceito, e foi isso que inserimos no espaguete dos clubes cearenses”, detalha Pedro Sales, diretor comercial da empresa.
Para o diretor de Marketing e Comunicação do Ceará, Lavor Neto, “o licenciamento de produtos com a marca Ceará é algo relevante. Além de gerar novas receitas que fortalecem os cofres do clube, ainda promovem a oportunidade de nos aproximar dos torcedores alvinegros, rompendo as fronteiras dos estádios e dos jogos”. Renan Menezes, gerente de licenciamento do Fortaleza, detalha que houve uma evolução do setor mesmo na pandemia: “Há pouco tempo, tínhamos apenas quatro produtos licenciados, hoje contamos com 65, que, mesmo diante de um panorama de pandemia, incorporaram mais de R$ 1 milhão ao faturamento de 2021”.
Se no gramado os clubes estão alcançando feitos épicos, no campo também há sucesso nascendo das mãos do Grupo SL. Com experiência de mais de quatro décadas, a empresa passou por um recente rebranding para revisão da marca representa o momento atual da companhia, que recentemente passou a produzir integralmente os insumos para a produção de massas, tendo uma inédita cultura de trigo no Ceará – com expansão no Maranhão –, uma granja, e marcas de farinha de trigo e massas. Tudo isso deve aumentar a competitividade nas gôndolas dos supermercados cearenses.