A Hidracor, empresa do grupo J.Macêdo com mais de 50 anos de mercado, está relançando a linha de esmaltes para madeira e metais e para apresentar o produto ao mercado a marca promoverá um campeonato de futebol para pintores chamado Pincel de Ouro. O evento esportivo ocorre amanhã, 1º de setembro. O lançamento para imprensa aconteceu hoje, 31, e o Investe CE conferiu os detalhes. O diretor comercial da Hidracor, Rodrigo Andrade, e o diretor superintendente, Paulo Janousek, fizeram um balanço do mercado de tintas, detalharam os investimentos da empresa que aposta na promoção de vendas e ampliação do estoque para ganhar ainda mais espaço no mercado local e nacional. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maracanaú, Antonio Filho, apresentou um balanço do mercado de trabalho e investimentos públicos no Município. O evento contou ainda com uma visita guiada à fábrica da Hidracor.
A empresa, mesmo na atual crise econômica, ampliou o seu quadro de funcionários, de 360 em 2016 para 450 empregos diretos em 2017. O foco da Hidracor é ampliar o número de clientes nas regiões onde já atua. Paulo Janousek destacou que existe um mercado potencial de 110 mil lojas de construção civil no Brasil, segundo dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção – Anamaco. “Esse momento de crise analisamos como uma oportunidade para expandirmos nesse mercado nacional”, avalia Janousek.
Em 2017 a Hidracor apresenta crescimento de 38% em volume diante de um mercado NE que cresce 7%. Seu Share estimado na região NE, dentre as tintas normatizadas pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), varia de 15% a 25% nas principais categorias. No Ceará, onde tem sede, alcança 30% a 40% nas principais categorias e se consolida cada vez mais como a melhor opção de qualidade e preço justo no mercado regional.
Novos esmaltes – Os esmaltes, que têm como diferencial proteger, dar brilho, decorar as superfícies e oferecer preço justo são o Hidra+, um esmalte standard com secagem e qualidade superior, o Hidralar, que é um produto pronto pra uso, ou seja, não necessita diluição, e o Hidralit Eco, esmalte base água sem cheiro, de fácil aplicação, secagem rápida e ecologicamente recomendado.
A Hidracor – Sediada no Distrito Industrial de Maracanaú e com outra unidade de Acarape, a Hidracor é uma das maiores indústrias de tintas do Nordeste, com capacidade de produção de
até 100 milhões de litros/ano de tinta líquida, além de produzir Tinta Pó e cal, completando seu portfólio.
A Hidracor, que fabrica toda a linha de tintas e complementos para construção civil como
corantes, tintas látex, esmalte sintético, texturas e solventes, tem como foco o mercado
interno, notadamente as regiões Nordeste, mas com presença também na região Norte, Minas Gerais e em breve Goiânia e Distrito Federal.
Dados sobre a Hidracor
Investimentos
• Principalmente em capital de giro para viabilizar um portfólio mais diversificado e uma qualidade maior no atendimento às lojas. Evolução de 82 para 92% das entregas próprias feitas em menos de 5 dias após o pedido, nesses últimos 2 anos.
• Intensificada a promoção das vendas (interação com o consumidor e com os profissionais no ponto de venda) e a comunicação, fundamentais para uma empresa que escolheu entregar uma qualidade diferenciada que é acessível, que não é cara demais.
Capacidade industrial
• 250 mil litros diários ou 7 milhões de litros mensais de tintas imobiliárias líquidas;
• 350 toneladas diárias ou 10 mil toneladas mensais de tintas imobiliárias em pó;
• Em agosto por exemplo, a previsão de vendas é 4,3 milhões de litros e 2.600 toneladas de pós.
Pessoas
• 450 funcionários diretos atualmente, 90 a mais que os 360 no início de 2016.
Mercado
• Atendimento todo o Nordeste e Norte do Brasil, mais partes do Sudeste e Centro-Oeste.
• Um terço das vendas são feitas ao Estado do Ceará.
Prioridades de negócio
• Crescer as vendas por meio do adensamento da cobertura das áreas principais e expansão seletiva a novas áreas.
• Expandir a oferta de produtos para fortalecer aquelas categorias onde a Hidracor ainda não é líder no Nordeste, especialmente látex acrílico para paredes externas e esmaltes para metal e madeira.
• Usufruir plenamente da capacidade industrial instalada.
Crescimento
• A Hidracor em 2017 vem obtendo receitas 24% maiores que no mesmo período de 2016, com destaque para os látex acrílicos e esmaltes para metais e madeiras que crescem acima da média.
• Em dois meses deste ano, junho e agosto mesmo ainda incompleto, superou o recorde anterior de quantidade total de látex vendido dentro daquele mês.
Participação de mercado
• 15 a 25% dos volumes de tintas vendidas na região Nordeste, naquelas categorias em que a empresa está mais fortalecida. O objetivo é levar todas as demais categorias de tintas até estes mesmos parâmetros.
- postado por Oswaldo Scaliotti