Professora da UNINASSAU explica importância dos exercícios para a saúde
Com o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil e o período de quarentena sendo prorrogado em grande parte do país, as empresas estão se adaptando a um modelo de trabalho já conhecido, mas ainda pouco utilizado: o Home office. Junto a essas mudanças, novos hábitos são exigidos para manter a saúde do trabalhador com qualidade de vida. Com intuito de ajudar quem está passando por esse momento de transição, a professora da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau de Fortaleza, Silvana Montenegro, ensina dicas de alongamento e postura corporal.
Segundo a fisioterapeuta, a primeira tarefa é criar um espaço dentro de casa que seja confortável para executar as atividades. Após isso, o trabalhador deve fazer exercícios antes e após o expediente, com intuito de preparar o corpo para a nova rotina. “Os exercícios de alongamento são primordiais para o início de qualquer tarefa”, ressalta Silvana.
Antes do expediente, a profissional ensina que o trabalhador deve alongar a região do trapézio. Primeiramente, alongar o pescoço para o lado esquerdo e depois o direito, por 30 segundos. Depois do exercício, alongar a musculatura dos braços, punho, dedos e também alongamento com as mãos para cima com os dedos entrelaçados.
Além dos exercícios, a fisioterapeuta relata que a má postura ao sentar traz alguns riscos à saúde. “Uma das regiões mais afetadas pela má postura é a região lombar. Muitas vezes a cadeira não é adequada para o trabalho e o cuidado então deve ser redobrado para evitar complicações na coluna”, frisa.
Para evitar danos à saúde, a fisioterapeuta ensina dicas para realizar sentado na cadeira. Primeiramente, descer o tronco até os pés e aguardar dez segundos. Após o exercício, esticar as pernas e alongue-se tentando pegar as pontas dos pés. Para finalizar, com a coluna reta e ombros relaxados, olhe para um lado e para o outro lentamente. E antes de encerrar o expediente, Silvana reforça a importância de repetir os exercícios feitos pela manhã, antes do inicio das atividades. “É essencial para a saúde do corpo esses exercícios, pois melhoram a qualidade de vida, ajudam na circulação sanguínea, proporcionam relaxamento e trazem mais leveza ao dia”, disse a fisioterapeuta, que ressalta ainda que, além dos exercícios pré e pós expediente, a pessoa pode separar 30 minutos do dia para fazer exercícios funcionais para a saúde do corpo inteiro.