O Hospital Haroldo Juaçaba (HJ), pertencente ao grupo ICC, com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto aos pacientes, disponibilizou desde a última quinta-feira,25, a realização especial de exames para detectar a presença de Covid-19 no organismo de seus pacientes em quadro pré-cirúrgico tanto da rede privada, incluindo os que possuem algum tipo de convênio; quanto do Sistema Único de Saúde – SUS. A análise é feita a partir do material coletado no nariz e da garganta de cada indivíduo. O procedimento consegue identificar a presença do RNA do vírus com mais rapidez e precisão, o que auxiliará a equipe médica a utilizar os tratamentos mais adequados para cada situação.
O exame, denominado de RT-PCR, utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo do paciente e é considerado “padrão-ouro” no meio científico por apresentar grande precisão nos resultados. O procedimento será feito pelo Laboratório de Biologia Molecular do HJ (Biomol), que atua em pesquisas científicas diversificadas e presta suporte na assistência a pacientes com quadro oncológico na unidade.
O procedimento
Diferentemente de outros dos exames convencionais utilizados para a detecção do novo coronavírus, como os de sangue convencionais, o RT-PCR analisa o material coletado do nariz e da garganta do paciente, identificando a presença do RNA do vírus. Foi através desse procedimento que no início do ano, ainda em fevereiro, foi detectado o primeiro caso da doença no país.
O RT-PCR funciona primeiramente, transformando o RNA do vírus em DNA, que é ampliado utilizando fitas de DNA simples. Após esse procedimento é analisado se há sinais do vírus nas amostras, caso positivo a suspeita é confirmada e o diagnóstico é informado ao paciente.
De acordo com Isabelle Silva do Biomol, os exames de RT-PCR são amplamente utilizados na identificação de microrganismos de características moleculares hereditárias em áreas distintas da medicina. “Esse exame é utilizado por especialistas da medicina forense até médicos que trabalham especificamente com oncologia, ou seja, é um serviço de alta precisão que indicará ao paciente a presença ou não do vírus, possibilitando uma conduta médica apropriada de acordo com cada quadro apresentado.”, conta.
O Biomol
O Laboratório de Biologia Molecular e Genética do Hospital Haroldo Juaçaba é um polo de pesquisa multiusuário que atua prestando serviço na assistência ao paciente com câncer e na pesquisa científica. O papel do Laboratório é identificar a presença de mutações que possam ser alvos terapêuticos beneficiando nos tratamentos dos pacientes de quadro geral e oncológico do HJ, com tratamentos específicos baseados nas características moleculares de cada indivíduo.