A solidariedade entre mães pode ajudar a salvar muitas vidas de bebês prematuros ou com quadros de saúde graves que estão internados em UTIs neonatais
19 de maio é Dia Nacional da Doação de Leite Materno, alimento muito importante para o desenvolvimento das crianças nos primeiros meses de vida. No entanto, por motivos diversos, algumas mães têm dificuldade com a amamentação. Mas, a solidariedade de tantas outras puérperas pode ser um alento em meio a esse desafio. Com o objetivo de ajudar essas mães, a Unimed Fortaleza dispõe do Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital Regional Unimed (HRU).
A unidade conta com profissionais especializados para ajudar no processo de doação e também no aconselhamento clínico, colaborando com informações sobre os principais cuidados com a amamentação e com o recém-nascido. Em parceria com o HRU, o Banco de Leite da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) realiza a pasteurização do leite doado. Depois desse processo, o leite é destinado à mulheres que não podem amamentar seus bebês. Cerca de 30% de todo leite materno arrecadado pelo Hospital da Unimed vai para a Meac e o restante para os recém-nascidos internados no próprio hospital.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de leite materno pode auxiliar na redução da mortalidade infantil, visto que o alimento tem papel fundamental no fortalecimento da imunidade e no fornecimento de nutrientes importantes para os bebês. Segundo a coordenadora do Eixo Materno Infantil do HRU, a enfermeira Francineide Medeiros, muitos bebês internados na UTI neonatal são beneficiados com o leite doado. “Sabemos que o leite ideal para o recém-nascido é aquele proveniente da mãe, porém, mães de bebês internados muitas vezes não produzem a quantidade suficiente para suprir a necessidade de seu filho. Em virtude desta situação, os Bancos de Leito Humano incentivam as mães que estão amamentando a doar leite para salvar a vida de bebês prematuros internados nas unidades neonatais dos hospitais”, explica Francineide.
Como doar?
A mulher pode doar leite materno quantas vezes puder e quiser, pois quanto mais estimulada a mama maior a produção. O único requisito para doar é que a mãe esteja sadia. Com isso, basta ir até o posto de coleta do HRU, situado no 6º andar do hospital, e realizar a doação que é feita com todo apoio e orientação de um profissional de enfermagem. O atendimento no Posto acontece no horário das 7h às 18h. Se preferir, a mãe também pode realizar a coleta em casa, armazenando o leite em um recipiente de vidro, com tampa de plástico, como os de maionese ou de café solúvel, previamente fervido por no mínimo 20 minutos. O leite coletado em casa deve ser armazenado por no máximo 12 horas na geladeira ou 15 dias no congelador. O Posto de Coleta envia um transporte para buscar o leite materno na casa da doadora.